A "Curva da Vida" de Ana Duarte mostrou ser, no mínimo, inquietante. A cantora portuguesa de 38 anos, agora concorrente do "Big Brother Verão" da TVI, deu a conhecer a sua história de vida no passado domingo, 24 de agosto, e entre as complicações que teve durante a infância, como viver com mais seis pessoas num apartamento com dois quartos ou o facto de os pais terem perdido tudo ao apostar na sua carreira enquanto artista, e o que conseguiu conquistar na música, Ana Duarte abordou também um tema polémico: o seu casamento com Ricardinho.

Ana Duarte passa-se com Catarina Miranda no "BB": "Ninguém te suporta, porque és má, és invejosa"
Ana Duarte passa-se com Catarina Miranda no "BB": "Ninguém te suporta, porque és má, és invejosa"
Ver artigo

Conhecido como o melhor jogador de futsal do mundo, o craque e a cantora estiveram juntos de 2010 a 2015, e inclusive têm uma filha, Riana, agora com 13 anos. Na sua "Curva da Vida", Ana Duarte falou sobre toda a relação que teve com Ricardinho, de como se conheceram até ao momento em que se divorciaram, mas a sua versão da história retrata o antigo jogador como "um pai por telefone", tendo-lhe "tirado o chão" e deixando-a "sem nada" durante o processo de separação. Perante estas acusações, Ricardinho respondeu.

"Face às declarações recentemente divulgadas e em total respeito pela verdade e pela minha imagem pública, sinto-me na obrigação de esclarecer e repor factos de forma objetiva e sem recorrer a insinuações ou julgamentos pessoais", começou por escrever o craque no Instagram, num comunicado que avisou só estar disponível por 24 horas. "As alegações que me foram atribuídas não correspondem à realidade, carecem de fundamento e serão devidamente apreciadas, em breve, pelo tribunal competente".

"A relação com a Ana Duarte terminou por razões privadas, e o divórcio, como a mesma melhor saberá, foi realizado por mútuo consentimento, conforme consta da ata de conciliação que correu termos na Conservatória de Registo Civil, sendo, portanto, totalmente falso que se tenha tratado de um processo litigioso. Aliás, o mesmo decorreu numa altura em que a Ana Duarte, inclusivamente, já havia refeito a sua vida pessoal. Sempre agi de acordo com os meus deveres familiares e legais, mantendo uma excelente relação com a nossa filha, que é a principal razão pela qual adoto uma postura de reserva quanto à exposição deste assunto", continuou.

Espreite a fotogaleria.

"Apesar disso, não permitirei narrativas que visam apenas fragilizar a minha imagem e levarei até às últimas instâncias a reposição da verdade quer pessoal, quer legal. Desejo que a Ana Duarte faça o seu caminho individual, focado no seu mérito pessoal e não num passado, que agora se relata distorcido, com o intuito de alavancar a carreira", rematou Ricardinho. Ao que tudo indica, pela sua resposta, o jogador de futsal vai, então, avançar para tribunal depois destas acusações de Ana Duarte.

Na sua "Curva da Vida", a cantora revelou que os dois se conheceram quando esta tinha 22 anos, e que aos 23 foi logo pedida em casamento. No entanto, a lua-de-mel rapidamente se misturou com sacrifícios pessoais, e quando Ricardinho recebeu uma proposta para ir jogar para o Japão, Ana Duarte foi com ele e acabou por deixar a carreira em suspenso. "Durante cinco anos parei a minha vida e fui. Sofri muito, sentia-me inútil, vivi para o sonho daquela pessoa", disse. Depois disso, voltaram a mudar-se para a Rússia, e foi aí que o pensamento de aumentar a família começou. "Ele fazia pressão para ter um filho".

Segundo a artista, as discussões tornaram-se cada vez mais frequentes e, em 2014, Ana Duarte descobriu "a dura realidade" do seu casamento. "O dia do divórcio foi muito difícil porque descobri realidades que me passavam ao lado. Não comia, não conseguia fazer nada, não conseguia cuidar da minha filha. Saí sem nada, perdi a minha casa, não tinha trabalho. Esta pessoa tirou-me o chão", disse a cantora, que explicou que quando voltou a Portugal já ninguém sabia quem ela era, apesar de ter começado uma carreira antes de se mudar para o Japão.