"A Emília já agarra em nós". Foi assim que Ana Moura anunciou, esta quarta-feira, 4 de maio, que a filha, Emília, fruto da relação com o músico Pedro Mafama, já havia nascido. Os internautas renderam-se à ternura de um vídeo partilhado no Instagram da artista, mas dificilmente previam quais os próximos planos na agenda desta menina recém-nascida. Não é que a bebé já marcou presença numa cerimónia de prémios?
A 4.ª gala dos Prémios Play, que celebram o talento nacional na área da música, aconteceu esta quinta-feira, 5, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e foi o evento escolhido para a primeira aparição pública de Ana Moura desde que foi mãe.
Um dia depois de revelar a novidade, a fadista decidiu ir ao evento na companhia da filha recém-nascida e recorreu às redes sociais para partilhar um gesto específico da organização.
É que a bebé teve direito à própria acreditação (com direito a nome, claro) para o evento e foi através de um curto vídeo nos stories da aplicação (conteúdo que desaparece no período de 24 horas) que a artista comunicou que a recém-nascida Emília também andava algures nos bastidores do Coliseu dos Recreios.
Ana Moura arrasou com um vestido justo em latex
Ainda antes de comunicar a presença da bebé no evento, já Ana Moura estava no centro de todas as atenções. Primeiro, porque, lado a lado com Gisela João, arrecadou o maior número de nomeações. Depois, porque escolheu um visual arrojado para este regresso ao 'olho público'.
Para assinalar a data, a fadista escolheu um vestido em latex — e o modelo, justo e em azul metálico, a par da silhueta e elegância, valeu-lhe dezenas de elogios. "Tão bonita", escreveu Catarina Miranda, na publicação em que Ana Moura revelou o look eleito para a ocasião. "Tu não tiveste essa criança. Tu cantaste-a", rematou Rita. Ferro Rodrigues.
A fadista estava nomeada para Melhor Artista Feminina e, ainda, Melhor Canção do Ano e Melhor Videoclipe, com o tema "Andorinhas". Arrecadou dois do três prémios para os quais estava nomeada.
Ana Moura e André Caniços levaram para casa o prémio de Melhor Videoclipe, já depois de a fadista ter recebido o título de Melhor Artista Feminina, para o qual concorriam Bárbara Tinoco, Gisela João e Nenny.
No total, foram entregues 13 prémios aos melhores projetos, grupos e artistas da música nacional.
Espreite a lista completa de vencedores
Melhor Artista Feminina
- Ana Moura
Melhor Artista Masculino
- Dino D’Santiago
Melhor Grupo
- The Black Mamba
Melhor Videoclip
- "Andorinhas", de Ana Moura, com a orientação de André Caniços
Melhor Álbum de Jazz
- "Unlimited Dreams", dos João Lencastre’s Communion
Melhor Álbum de Fado
- Camané com "Horas Vazias"
Prémio Lusofonia
- Paulo Flores
Prémio da Crítica
- Dino D’Santiago com o álbum "Badiu"
Prémio Artista Revelação
- EU.CLIDES
Prémio Melhor Álbum Música Clássica/Erudita
- Os pianistas Luís Duarte e Lígia Madeira com o álbum "Portuguese Music For Piano Duo"
Prémio Melhor Álbum
- Jorge Palma, com "70 Voltas ao Sol"
Prémio Carreira 2022
- Simone de Oliveira
Prémio Vodafone Canção do Ano
- "Onde Vais", de Bárbara Bandeira e Carminho