Esperança, a primeira filha de Catarina Gouveia e do marido, Pedro de Melo Guerra, nasceu a 26 de maio deste ano. A influenciadora digital falou com a MAGG acerca de como estão a ser os primeiros tempos desta nova vida a três, conversa que decorreu durante o lançamento da nova coleção da marca de roupa interior IMPETUS, esta segunda-feira, 19 de setembro.

Dos banhos de mar à caminhada na estação de serviço. Catarina Gouveia revela pormenores sobre nascimento da filha
Dos banhos de mar à caminhada na estação de serviço. Catarina Gouveia revela pormenores sobre nascimento da filha
Ver artigo

O nascimento de Esperança foi anunciado no dia seguinte à bebé nascer, com uma fotografia, publicada no Instagram, na qual Catarina se mostrava ainda na maternidade, com a sua bebé nos braços e o marido ao lado. A aparência arranjada da atriz suscitou muitas críticas nas redes sociais.

"Foi um episódio menos feliz que aconteceu, mas para mim já está mais do que ultrapassado", começou por nos dizer. "Foi o momento mais feliz da minha vida e, portanto, eu não poderia anular essa felicidade em prol das redes sociais", assegura, acrescentando: "Só lamentei que isso tivesse acontecido".

"Seria muito ingrato da minha parte ver o meu maior sonho — ser mãe — poluído, ou ver uma nuvem causada pelas redes sociais"

A atriz de 34 anos garante que a onda de comentários negativos não vai ficar "de certeza" associada a este que foi "o momento mais especial" que já viveu. "Seria muito ingrato da minha parte ver o meu maior sonho — ser mãe — poluído, ou ver uma nuvem causada pelas redes sociais. Seria bastante injusto", conclui.

A bebé "está ótima e maravilhosa". Ainda é "muito pequenina" e "durante a noite acorda bastante". Quanto a parecenças, tem "os olhos da mãe e a cara do pai". Catarina Gouveia identifica "muitas semelhanças" na filha quando compara à altura em que "era miúda". Também a vida a três está "a ser ótima", bem como "um desafio".

"Enquanto casal, estamos mais unidos. Temos ali o nosso amor todo concentrado", garantiu. Mesmo com a chegada de Esperança, Catarina e Pedro decidiram manter algumas rotinas: "Não quisemos deixar de fazer aquilo de que mais gostávamos: viajar, passear, fazer uma refeição fora".

Uma vez que Esperança "é uma bebé super tranquila", o casal tem conseguido adaptar e levar a menina consigo. "Mesmo estas férias de verão conseguimos fazer algumas aventuras com ela. Foi sempre uma super companheira", assegurou. Virão aí mais bebés? "Espero que sim", disse Catarina Gouveia à MAGG.

"Na gravidez, nunca parei de fazer exercício físico"

A recuperação pós-parto "está a ser tranquila, sem pressas, com calma". "A respeitar muito o tempo do corpo e a tentar voltar à rotina que eu amo e que me faz sentir bem enquanto mulher e agora também enquanto mãe", continuou, referindo-se a "praticar exercício físico com alguma regularidade", mais especificamente três a quatro vezes por semana.

"Na gravidez, nunca parei de fazer exercício físico", contou-nos. Nos primeiros três meses e nos últimos dias da gravidez optou por realizá-los com uma intensidade menor, até ter autorização médica para voltar a fazer a sua vida normal, cerca de duas semanas depois do parto.

Catarina Gouveia
Catarina Gouveia na aula de ballet body, no evento da IMPETUS. créditos: DR

"Ali nas primeiras semanas voltei às caminhadas, que é uma atividade que eu adoro fazer, por todo o lado meditativo que também está envolvido", explicou-nos, acrescentando que, um mês depois, voltou a fazer musculação e "treinos um bocadinho mais intensos". O objetivo é recuperar a massa muscular que perdeu por ter "um metabolismo muito rápido".

Devido à "tendência para emagrecer", perder massa magra é algo "muito fácil" para a criadora de conteúdos. "Voltar a ganhá-la vai ser o meu novo desafio. Voltar à carga, a ganhar peso, mas peso de qualidade", afirmou. Destaca a importância dos alongamentos, que trazem "qualidade de vida", e de "movimentar o corpo, de ativar o corpo e de sermos funcionais".

"Agora estou mesmo concentrada na minha bebé. Ela é o meu foco"

Isto para, "se tivermos de subir três andares com compras, não chegarmos lá a cima completamente sem ar". Defende que 30 minutos de caminhada "devia ser uma obrigação diária". "Nem que seja sair de casa e ir a pé para o trabalho. Já faz toda a diferença", crê.

Com a gravidez engordou nove quilos, que já perdeu, de forma natural. "É rápido. No dia do parto perdemos imenso peso: o peso da placenta, da água, do bebé, todos os líquidos que acumulamos", elaborou. "Foi algo que nem controlei. Não é que vá à balança ver o meu peso. O volume que ganhei não era algo que me incomodava. Era muito retenção de líquidos", referiu.

Catarina Gouveia
Catarina Gouveia já regressou ao peso normal, pré-gravidez. créditos: DR

De momento, prioriza a vida pessoal em vez da profissional. "Agora estou mesmo concentrada na minha bebé. Ela é o meu foco", esclareceu. "Estes primeiros meses são fundamentais. Quero que ela se desenvolva com o máximo sentido de pertença", continuou.

Ainda que não esteja para breve, Catarina Gouveia pretende regressar à representação, meio no qual se estreou em 2009, com a participação em "Morangos com Açúcar". "É uma das minhas outras grandes paixões, e portanto faz todo o sentido, a seu tempo", revelou.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.