No episódio deste sábado, 3 de outubro, de "Alta Definição", o programa de conversas conduzido por Daniel Oliveira, a convidada foi a atriz Catarina Gouveia. Ao longo de quase uma hora de conversa, um dos momentos mais marcantes da emissão acontece quando a atriz fala abertamente sobre um dos momentos mais duros da sua vida. No entanto, e como fez questão de reforçar por diversas vezes, não foi o pior.

"Houve um dia que marcou e que hoje vejo um propósito para ter acontecido. Não posso considerá-lo o pior dia da minha vida, acho que foi assim que teve de acontecer", começa por dizer. A revelação diz respeito "a uma gravidez que não foi para a frente", referindo-se a um aborto espontâneo.

E recorda como tudo aconteceu, num discurso sereno: "Durante um exame, a médica diz-me que não se ouvem batimentos e que o meu corpo tinha feito um aborto. Disse-me que tinha duas opções: ou ficava no hospital à espera ou ia para casa. Aconteceu com dez semanas de gestação. Quando ouvi aquilo, pensei: 'Esta senhora não sabe o que está a dizer. Vou vesti-me e vou já procurar outra médica que seja mais competente.' Era o tipo de discurso que, internamente, me passava pela começa."

Aborto. Pode um pai interferir com a decisão de uma mãe que quer interromper a gravidez?
Aborto. Pode um pai interferir com a decisão de uma mãe que quer interromper a gravidez?
Ver artigo

Quando procurou uma segunda opinião, apercebeu-se de que, de facto, a médica que lhe tinha dado a notícia era "competente, mas muito fria", recordando que "não houve acompanhamento psicológico" no hospital público a que se deslocou. "Foi um sufoco enorme porque fui para casa e esperei que acontecesse", referindo-se ao momento em que o corpo expulsa o feto.

"Foi um período muito difícil porque a pessoa que está ao teu lado nunca sabe verdadeiramente o que estás a sentir porque, na verdade, trata-se do teu corpo. Pões tudo em causa e questionas sobre se alguma vez conseguirás ser mãe ou se foste tu que fizeste alguma coisa para que isto acontecesse. Fazes uma retrospetiva da tua vida para tentar perceber o que é que poderás ter feito para tudo correr mal", lamenta.

E continua: "Foi uma fase que me custou muito porque foi como se levasses um abanão da vida que te mostra que, afinal, não controlas nada." Apesar de ser um dos momentos mais difíceis com que teve de lidar, garante que não o caracteriza como o "pior da sua vida" — acreditando que aconteceu por um motivo e que a fez tornar-se na pessoa que é hoje.

Catarina Gouveia, de 32 anos, faz parte do elenco da SIC "Terra Brava". A atriz e influenciadora está noiva de Pedro Melo Guerra, com quem namora há cerca de dois anos.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.