Ana Afonso, que tinha 47 anos e ficou conhecida por integrar o elenco de “O Teu Olhar”, “Maré Alta” e participar na “Quinta das Celebridades”, em 2004, na TVI, morreu esta quinta-feira, 4 de janeiro. A atriz terá parado o carro na Ponte 25 de Abril, em Lisboa, e ter-se-á atirado, segundo avançou o “Correio da Manhã”.

Morreu Ana Afonso. Atriz e ex-concorrente da “Quinta das Celebridades” tinha 47 anos
Morreu Ana Afonso. Atriz e ex-concorrente da “Quinta das Celebridades” tinha 47 anos
Ver artigo

Um condutor terá chamado as autoridades após se ter apercebido do que tinha acontecido na terça-feira, 3 de janeiro. Os mecanismos de socorro foram acionados de imediato e o corpo de Ana Afonso foi retirado do rio Tejo horas depois. No local, esteve a Polícia Marítima, os Bombeiros do Dafundo e uma equipa de psicólogos que prestou apoio à família.

No reality show “Quinta das Celebridades”, a atriz envolveu-se com o concorrente Alexandre Frota, que já reagiu à sua morte. “Muito triste, estou chocado com a morte da Ana. Fizemos um lindo trabalho de muita importância na ‘Quinta das Celebridades’. Ela me ajudou muito”, partilhou o brasileiro de 60 anos, nos stories de Instagram, juntamente com uma fotografia de Ana Afonso.

André Frota
créditos: instagram

Outras figuras públicas reagiram à morte da atriz. “Não sei o que aconteceu a Ana Afonso. Mas alguma coisa me diz que houve ali muito sofrimento. Seja o que for, acabou. Boa viagem, miúda”, escreveu José Carlos Malato.

José Carlos Malato
créditos: instagram

Zé Manel, da banda Fingertips, era amigo de Ana Afonso há várias décadas e o cantor homenageou-a nas redes sociais com um texto emotivo, dando a entender que não ficou surpreendido com este desfecho. “Morreu-me a minha Anita. E o que mais me entristece é dizer que não me surpreende. Estamos doentes. Somos doentes. Enquanto sociedade há muito perdemos o rumo. O que nos move, afinal? Qual o nosso propósito enquanto espécie? Estamos desacreditados no governo, na igreja, na família, no jornalismo, no amor, no mérito e, antes de mais, em nós próprios. Sabemos demais e substituímos a vontade de sermos felizes pela necessidade de estarmos em paz”, começou por escrever.

“Falámos anteontem. A Ana ia ser professora de moda no projeto social que coordeno. A Ana só queria ser vista, gostada e entendida. Claro que nem sempre bem se sucedeu. O mundo não está feito para quem sente demais. Para quem se lança sem rede nos braços de tão vil e julgadora plateia. Agora, os mesmos que de si fizeram conversa de café, pasmam-se com a sua partida. Nunca a merecemos. Estou certo que será sempre melhor acolhida noutro plano que nos olhe além da vista”, continuou.

Zé Manel garante que a atriz lhe vai fazer “falta”. “Sempre nos amámos. Como só as almas fazem. Desculpa se não soube driblar as entrelinhas. Andamos todos demasiado ocupados a salvarmo-nos para que escutemos o grito de socorro do vizinho. Enquanto o parecer se sobrepuser ao ser, estamos condenados. Os meus sentimentos à família e principalmente aos filhos. A vossa mãe ama-vos muito”, concluiu o cantor.

Ana Afonso, atriz e modelo portuguesa, fez parte do elenco da novela “O Teu Olhar”, entre 2003 e 2004, na TVI, participou na primeira edição da “Quinta das Celebridades”, em 2004, na TVI, e fez parte da série “Maré Alta”, entre 2004 e 2005, na SIC.

Em março de 2023, a atriz esteve no programa “Júlia”, na SIC, onde falou sobre alguns momentos difíceis que atravessou, nomeadamente o facto de ter perdido a custódia dos dois filhos mais novos, Alice e Diogo, fruto do casamento com Rodrigo Brito, devido aos problemas com álcool e violência doméstica. Além disso, mostrou vontade de voltar à representação.

Ana Afonso nunca soube lidar com a doença do filho Diogo, que sofre de autismo severo e que foi institucionalizado em 2021 por decisão dos pais. Este diagnóstico e o facto de ter vivido uma relação abusiva fez com que Ana Afonso se refugiasse no álcool e, quando se apercebeu, estava a beber diariamente. Em 2015, decidiu ir para uma comunidade terapêutica para se tratar, tendo lá ficado durante seis meses.

Em 2018, a atriz foi acusada de ter entregado os seus filhos ao Estado. Ana Afonso teve uma recaída com o álcool quando se viu sozinha com as crianças e decidiu pedir ajuda à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), que entregaram os filhos ao pai. A atriz era também mãe de Beatriz, fruto da relação com o cantor João Melo.

Precisa de ajuda? Estas são as linhas de Apoio e de Prevenção do Suicídio em Portugal

SOS VOZ AMIGA
Horário: 16:00 – 24:00
Contacto Telefónico: 213 544 545 | 912 802 669 | 963 524 660
Linha Verde gratuita: 800 209 899 (21:00 – 24:00)

CONVERSA AMIGA
Horário: 15:00 – 22:00
Contacto Telefónico: 808 237 327 | 210 027 159

VOZES AMIGAS DE ESPERANÇA DE PORTUGAL
Horário: 16:00 – 22:00
Contacto Telefónico: 222 030 707

TELEFONE DA AMIZADE
Horário: 16:00 – 23:00
Contacto Telefónico: 222 080 707