José Castelo Branco iniciou um direto no Instagram esta sexta-feira, 29 de janeiro, que, entre vários convidados, contou com Hélder, o ex-concorrente do "Big Brother — Duplo Impacto", da TVI. Hélder saiu do reality show esta quinta-feira, 28, após ter recriado a saudação nazi dentro da casa. O direto acabou abruptamente após a interrupção de Helena Isabel Patrício, também ex-concorrente do reality show, acusando José Castelo Branco de se aproveitar da fama de Hélder.
Quando Hélder saiu da edição "Big Brother 2020", na altura acusado de atitudes homofóbicas, José Castelo Branco tentou dar-lhe "uma oportunidade para ele se integrar no meio dele", revela à MAGG. Agora, envolto numa nova polémica, José diz que não esperava o que aconteceu no programa.
"Fiquei assustadíssimo quando vi aquelas cenas com suástica, num momento destes no nosso País, em que temos populistas a avançar de uma maneira inacreditável", diz. Ainda assim, decidiu convidar o ex-concorrente a participar no direto para lhe dar uma nova chance de se desculpar.
"Eu tentei pelo menos dar-lhe uma oportunidade para ele dizer 'olha, desculpa, sou tão burro, tão pateta, que não tenho noção. Porque ele teve toda a noção, não é? Isso é que é assustador", diz José Castelo Branco à MAGG.
Contudo, não foi bem assim que aconteceu. Hélder começou por dizer no direto que não esperava que aquilo que fez tivesse uma "dimensão enorme". "E atenção, eu quando faço um gesto daqueles, faço a título de brincadeira e não para ofender ninguém", continua Hélder.
Seguidamente, José Castelo Branco tentou dar algum contexto histórico e consciencializar Hélder para a gravidade do gesto, mas o ex-concorrente não ficou agradado com a conversa. "José, é assim, se me ligaste para ofender, espero bem que não". "Eu quero é que você tenha consciência da seriedade e gravidade de um tema com o qual não se brinca", continuou José Castelo Branco, mas foi interrompido por Helena Isabel Patrício.
"Acabou a conversa, você não tem mais fama à conta dele. Desculpe lá, é um atrasado mental. Desculpe lá, mas acabou aqui a conversa. Sair, sair", disse, terminado logo o direto.
Quando questionado sobre se sabia que Hélder estava acompanhado antes de iniciar o direto, José Castelo Branco diz à MAGG que não fazia ideia. "De todo. Aliás, basta ver o direto e vai ouvir vozes. Eu disse-lhe qualquer coisa", refere. De facto, durante a emissão, José disse a Hélder: "Diga aí às vozes que eu estou a falar consigo, não precisamos de ecos", atirou José e Hélder disse que "são amigos" que estavam junto dele.
José Castelo Branco revelou que nem sabia quem era a mulher que interveio. "Depois vim a saber que a criatura que estava com ele, que desligou, se diz advogada. Mas como é que aquela mulher pode ser advogada? O que é que foi aquilo?".
Entretanto, Hélder enviou uma mensagem a José Castelo Branco já depois das 23 horas dizendo apenas: "Desculpe, José. Não foi por mal mesmo, do fundo do coração", escreveu.
Quanto às acusações de Helena sobre o aproveitamento da fama de Hélder, José Castelo Branco considera-as sem sentido. "Está tudo maluco? Eu tenho um currículo. Eu que desde os 15 anos era manequim de alta costura em Paris. Eu que sou vedeta e o meu nome aparece nos jornais desde os 17 anos. Eu que quando casei com a Betty era das pessoas mais conhecidas em Portugal?", questiona-se sobre as acusações. "Fama? Eu? fama?", termina.
Veja o vídeo do momento polémico do direto de Instagram.