Chegou ao fim a luta de Irina Fernandes contra o cancro. A mulher de 40 anos, que foi protagonista da série jornalística da TVI "O Amor Cura", morreu este sábado, 23 de julho. A notícia foi avançada pelo marido, Rui, nas redes sociais.

"A Irina partiu. Fico eu, tu, ele, nós, vós, eles para contar o que vimos. E o que vimos foi um substantivo e um verbo. Que juntos fazem mais que uma frase. Fazem uma lei universal. Amor cura. O que eu vi foi uma pessoa curar-se e aos outros com amor. Foi o que eu vi. Ela curou-se. Curou-se mesmo. E seguiu para outro plano curada. Sem mágoa, sem cicatrizes, sem dor. Ela sabia. Tinha razão. Amor cura".

Há dois anos, mais precisamente em setembro de 2020, Irina Fernandes aparecia pela primeira vez na televisão, a convite de Cristina Ferreira.  O encontro entre a diretora de Entretenimento e Ficção da TVI e Irina Fernandes aconteceu por mero acaso, durante o habitual passeio de Cristina Ferreira na zona da Ericeira. A apresentadora, que foi abordada pela doente oncológica, "que estava ali, sem cabelo, a correr, mais até do que eu", ficou sensibilizada com a história, tendo-a convidado para uma das primeiras emissões de "Dia de Cristina".

Irina Fernandes e Cristina Ferreira
Irina Fernandes e Cristina Ferreira Irina Fernandes e Cristina Ferreira créditos: Instagram

Este sábado, 23 de julho, Cristina Ferreira lamentou a morte de Irina, recordando também esse encontro. "Setembro de 2020. A Irina passa por mim , a correr, na Ericeira, e fala comigo pela primeira vez. Disse-me para a ajudar a falar do cancro com alegria. E assim foi. Todas as vezes em que foi luz na televisão. A Irina sabia que não ia morrer. Está aqui hoje. Estará daqui a ano. Estará para sempre. Em mim e em tantos. Mas hoje não consigo falar do cancro com alegria querida Irina. Desculpa-me", escreveu a apresentadora da TVI na rede social Instagram.

A atitude positiva perante a doença, espelhada na página de Instagram "Cancer I Love You", marcava todo o discurso de Irina Fernandes. "O cancro tem-me dado a possibilidade e a liberdade de me transformar naquilo que realmente sou", disse, na altura, a Cristina Ferreira. Recorde aqui a entrevista.

Irina Fernandes foi diagnosticada em março de 2020 com cancro da mama. Tinha 38 anos na altura. A doença oncológica espalhou-se e chegou ao cérebro e, em junho deste ano, foi operada a dois tumores metastáticos no cérebro. Irina deixa um filho, Santiago, de 11 anos.