A ginasta portuguesa de 28 anos está de férias na ilha da Sardenha, em Itália. O descanso merecido depois de, nos Jogos Olímpicos de Paris, ter ficado no 20º lugar na final de ginástica artística.

Ao chegar ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, a 6 de agosto, Filipa Martins agradeceu o carinho dos portugueses. "Agradecer muito a todos os que nos ajudaram a chegar até aqui. Não só a fisioterapeutas, médicos, treinadores, clubes e tudo o mais, mas também a todos os portugueses que sentimos o carinho deles lá". Confessou que só pretende pensar nos próximos Jogos Olímpicos, que acontecerão em 2028 em Los Angeles, mais para a frente. “Tirar férias, recuperar o corpo totalmente, acabar o mestrado e, depois, então, pensar no que vou fazer".

Os Jogos Olímpicos de Paris acabaram no domingo, 11 de agosto. A ginasta aproveita, agora, para descansar, e mostrou-se na praia de Spiaggia del Principe, Arzachena, Itália.

Numa das etapas olímpicas pelas quais passou, Filipa conquistou o 18º lugar em ginástica, que tornou possível, pela primeira vez, a presença de uma portuguesa numa final de ginástica artística. A 1 de agosto, em Paris, atingiu o top 20, justamente com o 20º lugar, o melhor resultado de sempre de Portugal, ao disputar a final all-around, onde se encontravam também nomes como Simone Biles, a atleta norte-americana que se veio a sagrar pela segunda vez campeã na modalidade de saltos.

Filipa Martins já participou também nos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, em 2016, onde alcançou o 37º lugar e, 2021, em Tóquio, depois de ter participado no Campeonato Mundial de Ginástica Artística de 2019. Em 2021, Filipa Martins participou também no Campeonato Mundial de Ginástica Artística realizado em Kitakyushu, Japão, sendo, na altura, a mais velha em competição.

Veja as fotos das férias da ginasta

Fillipa Martins nasceu no Porto e começou a fazer ginástica quando tinha 4 anos. Atualmente, compete pelo Acro Clube da Maia e estuda Ciências do Desporto na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.