O fenómeno Armand “Mondo” Duplantis, desconhecido por muitos mas um dos maiores nomes do salto com vara nos dias de hoje, quebrou mais um recorde deste desporto na passada segunda-feira, 5 de agosto, nos Jogos Olímpicos de Paris - que, na verdade, era o seu próprio recorde. O norte-americano de 24 anos, que atua em competições internacionais pela Suécia (graças à mãe, que foi uma atleta sueca), deixou-se ficar sozinho no estádio com mais de 70 mil pessoas nas bancadas e fez aquilo que tão bem sabe fazer, estabelecendo um novo recorde mundial.

Jogos Olímpicos. Fomos até Paris ver a maior competição desportiva do mundo. O bom, o muito bom e o demasiado mau
Jogos Olímpicos. Fomos até Paris ver a maior competição desportiva do mundo. O bom, o muito bom e o demasiado mau
Ver artigo

Depois de ter conquistado o primeiro lugar do pódio com um salto de seis metros, Duplantis esperou que todas as competições acabassem e começou a divertir-se. Primeiro, acrescentou dez centímetros ao salto que o catapultou para o primeiro lugar, segundo o jornal "Público" e, ao conseguir executá-lo na perfeição, acabou por estabelecer um novo recorde olímpico: 6,10m, passando o recorde de 6,03m do brasileiro Thiago Braz. No entanto, isto não chegou para o atleta.

Ao acrescentar mais 15cm ao salto, foi à terceira tentativa que Mondo Duplantis conseguiu finalmente ultrapassar o seu próprio recorde mundial, de 6,24m, estabelecendo um novo recorde de 6,25m. As mais de 70 mil pessoas presentes, que aplaudiam apenas e só o atleta que representa a Suécia, explodiram de alegria quando Duplantis se deixou cair no colchão do outro lado da vara, e nem o próprio quis acreditar naquilo que tinha feito. Aos pulos, foi diretamente ter com a família, e o abraço e o beijo da namorada, a modelo Desiré Inglander, foi o primeiro de muitos cumprimentos.

Até ao momento, Armand “Mondo” Duplantis, com apenas 24 anos, já é bicampeão olímpico do salto com vara (depois de ter conquistado a medalha de ouro nos Jogos de Tóquio) e também tetracampeão mundial, com dois saltos indoor e dois saltos outdoor. Além disso, desde fevereiro de 2020 que é detentor do recorde mundial deste desporto, já que na altura o estabeleceu nos 6,17m, e está constantemente a bater o seu próprio recorde centímetro a centímetro, fixando-se agora nos 6,25m.

Espreite a fotogaleria.