Passaram-se 18 anos desde a estreia da primeira temporada de "Anatomia de Grey" e, apesar de ter deixado a série na sexta temporada, Katherine Heigl (a saudosa Izzie Stevens) mantém uma relação de amizade e cumplicidade com a protagonista da série, Ellen Pompeo.
As duas atrizes reuniram-se publicamente pela primeira vez em 13 anos numa entrevista mútua para a revista "Variety". Pompeo, de 53 anos, e Heigl, de 44, falaram sobre a família (ambas têm três filhos), as dificuldades que tiveram nas respetivas carreiras antes de "Anatomia de Grey", o êxito planetário da série e, claro, a polémica em torno dos últimos anos da carreira de Katherine Heigl.
Veja aqui a entrevista completa
Em 2010, a atriz que dava vida à personagem Izzie Stevens abandonava a série, alegadamente depois de ter faltado às gravações. Shonda Rhimes (produtora da série e de outros êxitos como "Scandal", "How To Get Away With Murder", "Inventing Anna" e "Bridgerton") terá decidido terminar de imediato a ligação contratual com Katherine Heigl. A saída da produção, além de outros comentários públicos feitos pela atriz, deram origem a vários artigos, que lhe atribuíam a reputação de "difícil", "ingrata" e que a acusavam de ser pouco profissional. Após uma carreira de sucesso em Hollywood, como protagonista de comédias românticas como "Vestida para Casar", "Um Azar do Caraças" ou "ABC da Sedução", a atriz foi colocada numa espécie de "lista negra" da indústria cinematográfica. Atualmente, é protagonista da série da Netflix "As Inseparáveis".
Apesar de já ter falado publicamente sobre o tema, Heigl voltou a conversar sobre a fama que lhe foi atribuída. "Eu era tão ingénua. Estava cheia de razão e tinha coisas para dizer, em relação às quais estava muito convicta. Estava longe de imaginar que houvesse uma má reação. Eu sentia que estava certa naquilo que dizia", explica a atriz. Apesar de não se referir explicitamente a nenhuma situação, Heigl foi duramente criticada por ter dito que o filme "Um Azar do Caraças", no qual dá vida a uma mulher que engravida acidentalmente e acaba por ter de ter uma relação com o pai da criança, interpretado por Seth Rogan, era "um bocado sexista".
"Tal como muitas mulheres, passei a maior parte da minha vida a tentar agradar aos outros. É desconcertante quando sentes que desagradaste a toda a gente. Não era a minha intenção, mas eu tinha coisas para dizer, nunca pensei que ia gerar uma reação tão forte. Eu tinha vinte e tal anos. Só quando estava quase a chegar aos 40 é que consegui desligar desse ruído e pensar 'mas quem és tu? És essa pessoa má? És ingrata? És pouco profissional? És difícil?'. Porque eu estava confusa. Eu pensei que era essas coisas todas. Eu acreditei nessa versão e senti vergonha durante muito tempo. Mas depois pensei 'espera lá, a quem é que eu estou a dar ouvidos? Não me estou a ouvir. Eu sei quem sou'", explicou Katherine Heigl a Ellen Pompeo.
A 19.ª temporada de "Anatomia de Grey", exibida em Portugal pelo canal Fox Life, foi a última de Ellen Pompeo. As primeiras 18 temporadas estão disponíveis na plataforma de streaming Disney +.