Parece que foi ontem, mas na verdade já se passaram exatamente duas décadas desde que Felipe VI e Letizia deram o nó. Esta quarta-feira, 22 de maio, comemora-se o 20.º aniversário do casamento dos reis de Espanha, que deverão celebrá-lo de forma privada, já que a agenda de ambos estava desimpedida para este dia, diz a "Lecturas".

O casamento aconteceu na Catedral de La Almudena, em Madrid. Na altura, o atual monarca era ainda príncipe das Astúrias, já que quem reinava era Juan Carlos, o pai, que abdicou do trono em 2014, depois de quase 39 anos. Já Letizia era simplesmente uma plebeia que deixou o jornalismo para se instalar no palácio e, em 2004, disse o "sim" à frente de 1200 convidados.

Para a ocasião, a atual rainha de Espanha elegeu um vestido elegante com a assinatura Pertegaz, que contava com uma cauda quilométrica, digna de qualquer princesa. Foi nesse dia que passou a deter os títulos que já pertenciam ao marido, pelo que, além de princesa das Astúrias, de Girona e de Viana, passou a ser reconhecida como duquesa de Montblanc, condessa de Cervera e senhora de Balaguer.

Pouco mais de um ano depois de se casarem, o casamento deu o primeiro fruto – a princesa Leonor, para quem os títulos da mãe passaram, depois de esta se tornar rainha, em 2014. Em 2007, nascia a segunda filha do casal, a infanta Sofía, que atualmente tem 17 anos. E é precisamente a primeira vez que o casal celebra esta data sem nenhuma das filhas em casa.

Leonor encontra-se, desde agosto do ano passado, na Academia Geral Militar de Saragoça (AGM), em Espanha, onde ingressou para ter treino militar, à semelhança do seu pai. Já a infanta Sofía encontra-se longe do seu país de origem, já que está prestes a completar o seu primeiro ano de estudos na UWC Atlantic College, no País de Gales, o mesmo colégio onde estudou a irmã mais velha.

A paixoneta do atual monarca por Letizia, que já era divorciada, começou em setembro de 2002, durante um jantar em casa do jornalista Claudio Coello. Letizia terá ido a esse jantar por acaso, mas há quem diga que foi tudo engendrado por Felipe, que sempre teve curiosidade em conhecer a jornalista, já que lhe achava alguma piada ao vê-la na televisão, diz a "Lecturas".

Letizia não se levanta para cumprimentar convidados em banquete de Estado. Veja o vídeo (e perceba porquê)
Letizia não se levanta para cumprimentar convidados em banquete de Estado. Veja o vídeo (e perceba porquê)
Ver artigo

Durante esse jantar, os atuais reis de Espanha conversaram muito e chegaram a trocar contactos, mas nessa altura a jornalista namorava com um colega e não se mostrou interessada nos avanços do então príncipe das Astúrias. Ainda assim, Felipe foi persistente e continuou a ligar-lhe regularmente – até que, na primavera de 2003, começaram a namorar oficialmente.

Ao longo do primeiro ano de namoro, encontravam-se em circunstâncias muito discretas, pois não queria ser descobertos pela imprensa. Entretanto, Felipe teve de pedir aos pais que aprovassem o relacionamento – e o primeiro encontro da jornalista com os reis teve lugar na residência privada do atual monarca, na Zarzuela. A 6 de novembro de 2003 anunciaram o noivado e, em maio de 2004, deram o nó, tendo chegado a beijar-se na varanda do Palácio Real de Espanha.