Um dos maiores humoristas portugueses faz anos esta terça-feira, 19 de março. Herman José, que conta com um percurso profissional amplamente reconhecido e premiado, celebra 70 anos de vida neste Dia do Pai, assim como 50 anos de carreira este ano. Conhecido pelas suas várias vertentes artísticas, que passam não só pela música como também pela televisão, Herman José é um dos nomes mais conhecidos e acarinhados pelos portugueses.

Amiga de Herman José diagnosticada com cancro da mama. "Vou chegar vitoriosa ao final"
Amiga de Herman José diagnosticada com cancro da mama. "Vou chegar vitoriosa ao final"
Ver artigo

A carreira artística do humorista começou na música, aos 18 anos, apesar de desde os 5 já protagonizar os filmes amadores do pai alemão. Desde cedo fluente em português, alemão, inglês, francês e espanhol, Herman José começou efetivamente a sua carreira como ator poucos meses depois do Dia da Liberdade, no espetáculo de revista “Uma no Cravo, Outra na Ditadura”, e desde aí que nunca mais parou. 

No ano seguinte, o humorista estreou-se como ator na televisão, no programa “Nicolau no País das Maravilhas”, onde se destaca na rábula “Sr. Feliz e Sr. Contente”, ao lado de Nicolau Breyner. Foi a partir daqui que Herman José se tornou numa figura acarinhada pelo público, mantendo sempre, desde os seus 18 anos, uma carreira na música, tendo até conseguido alcançar Discos de Ouro com “Saca o Saca-Rolhas” e “A Canção do Beijinho”.

O humorista destacou-se, graças à sua personalidade contagiante, em vários programas conduzidos por si. “O Tal Canal”, em 1983, “Hermanias”, no ano seguinte, “Herman 2010”, em 2010, e, mais recentemente, “Cá Por Casa”, que passa na RTP1 às quartas-feiras, são alguns dos formatos que fazem parte da longa lista de Herman José. Estes programas deram vida a personagens que os portugueses ainda hoje se lembram, como o cronista de futebol José Estebes, o cantor popular Serafin Saudade, a Maximiana ou ainda a Super Tia.

Além disso, em 1992, o humorista foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem do Mérito pelo presidente da República na altura, Mário Soares. Marcelo Rebelo de Sousa também já condecorou Herman José com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, em jeito de celebração dos 50 anos de carreira do artista, em novembro de 2023. Agora, no seu dia de aniversário, Herman José foi distinguido com a Medalha de Mérito Cultural, atribuída pelo Governo português, em reconhecimento pelo seu percurso profissional.

O humorista tem ainda, na sua longa lista de conquistas, 12 Globos de Ouro, muitos deles para Melhor Programa de Entretenimento. Este percurso, que conta já com 50 anos, é composto por uma vasta lista de programas no qual Herman José foi a personagem principal, e que entrou pela casa dos portugueses para os fazer rir até cair.  Ainda se lembra de todos?

Recorde os programas.