Começou em janeiro do ano passado um movimento que luta contra os padrões de beleza das mulheres. Chama-se Januhairy, e o desafio é que as mulheres deixem de fazer a depilação. O movimento, que está associado a causas solidárias, tem ganho muitas seguidoras nas redes sociais, mas também algumas críticas.

Agora que estamos novamente em janeiro, desta vez em 2020, o movimento voltou a ser reforçado e com ele voltaram também as vozes que criticam, sendo que uma delas sobressaiu numa publicação feita esta segunda-feira, 6 de janeiro, por Joana Machado Madeira.

A atriz e apresentadora de televisão partilhou uma fotografia do movimento, cuja descrição começou em modo de brincadeira: "Eu até queria juntar-me a este movimento da @januhairy em que deixamos o pelo crescer livremente, mas fiz a depilação a laser definitiva e agora não tenho pelos, mesmo que queira".

Joana continua a descrição mostrando apoiar o movimento, mas ainda está dividida quanto ao que pensa sobre o mesmo: "Se é sexy? Não sei. Ainda me estou a habituar. Que acham vocês?".

Esta foi a fotografia partilhada por Joana Machado Madeira
Esta foi a fotografia partilhada por Joana Machado Madeira

Depois de perguntar opiniões, entre os mais de 200 comentários — na maioria contra o movimento — houve um em particular que gerou alguma polémica.

"Que horror, Joana", foi o comentário da apresentadora Isabel Figueira. Em resposta a este surgiu uma crítica à figura pública. "É por comentários como os teus que as pessoas continuam com uma mentalidade fechada, retrógrada e incapaz de ver a beleza na natureza. Só o artificial é bonito. Vive se na cultura das aparências ao invés da realidade", diz um dos seguidores.

#januhairy. O movimento solidário que exclui lâminas, cremes depilatórios e tudo o que elimine os pelos das mulheres
#januhairy. O movimento solidário que exclui lâminas, cremes depilatórios e tudo o que elimine os pelos das mulheres
Ver artigo

A discussão continua, mas desta vez os utilizadores da rede social criticam a forma como este seguidor vê o tema e ataca a apresentadora. Um dos comentários diz: "Para mim é nojento... Mente retrógrada são esses pensamentos, porque isto existia no tempo da minha avó... e mais não digo senão vou me chatear". 

Também o modelo Rodrigo Castelhano deixou na caixa de comentários da fotografia partilhada por Joana Machado Madeira a sua opinião dizendo "horrível" e a apresentadora Tânia Ribas de Oliveira comentou: "Credo, mulher". Contudo, as opiniões destas figuras públicas não geraram tanta polémica como aquela que se iniciou depois do comentário de Isabel Figueira.