Depois de não ser vista desde o dia de Natal, Kate Middleton apareceu em público pela primeira vez esta segunda-feira, 4 de março. Além disso, também já se sabe qual será o primeiro ato oficial em que deverá comparecer, pelo menos confirmado até à data – mas é só daqui a uns bons meses.
A princesa de Gales vai estar presente na parada Trooping the Colour, a 8 de junho, segundo anunciou o ministério da Defesa britânico, diz a "Sky News". No entanto, o Palácio de Kensington ainda não confirmou a sua presença (nem se sabe se Kate Middleton terá algum evento anterior a esta data).
Trooping the Colour é uma parada militar cujo objetivo é celebrar o aniversário do rei. Durante o reinado de Isabel II, este evento era levado a cabo em junho, embora o seu aniversário fosse celebrado a 21 de abril. A tradição foi perpetuada por Carlos III, que faz anos em novembro, mas mantém a mesma data do evento.
Este ano, estão agendadas três sessões, lê-se no site oficial. A primeira decorre a 1 de junho, que será revista pelo major general Bowder, a segunda está marcada para o dia 8 desse mesmo mês (e é nesta em que a princesa de Gales vai marcar presença), e a última acontece no dia 15 de junho. Como sempre, pode esperar-se um desfile da família real de charrete, acompanhada de centenas de soldados a cavalo, que deverá culminar no aceno na varanda do Palácio de Buckingham.
A 17 de janeiro, o palácio de Kensignton comunicou que Kate Middleton se encontrava hospitalizada, no rescaldo de uma cirurgia abdominal cuja recuperação deveria demorar entre 10 a 14 dias. Na altura, a Casa Real informou que a princesa só deveria voltar aos seus deveres reais depois da Páscoa. Ficou internada 13 dias na The London Clinic e, entretanto, continua a recuperar, tendo sido fotografada em público pela primeira vez esta segunda-feira, 4 de março.
A mulher do príncipe William encontrava-se nas imediações do Castelo de Windsor, em Berkshire, Reino Unido, onde se localiza Adelaide Cottage, onde vive atualmente com o marido e os três filhos, os príncipes George, Charlotte e Louis. Kate Middleton ia no lugar do pendura, de óculos escuros, e a viatura era conduzida pela mãe, Carole Middleton.
Esta primeira aparição pública pós-operatória da mulher do príncipe William surge depois de, na Internet, terem começado a circular teorias (e memes) mirabolantes em relação ao que realmente se está a passar com a mesma. Desde especulações de divórcio a cirurgias plásticas, passando até por uma franja mal feita, viu-se de tudo no X (antigo Twitter).
Graças aos devaneios da Internet, que fez com que o nome da princesa circulasse mais do que já é costume, a Casa Real viu-se obrigada a pronunciar-se em relação ao assunto. "Fomos muito claros desde o início que a Princesa de Gales estaria ausente até depois do período da Páscoa e o Palácio de Kensington só forneceria atualizações quando se justificasse", afirmou um porta-voz de Kate no Palácio de Kensington, a 29 de fevereiro.