A cantora Katy Perry, de 36 anos, anunciou este sábado, no Twitter, que está prestes a tornar-se 100% vegan. A publicação gerou uma onda de comentários, não pela decisão da cantora, mas sim porque revelou que o cão, chamado Nugget, também está no mesmo caminho — que percorre há já quatro meses por decisão da cantora.

"Estou cerca de 95% pronta para ser 100% vegan... o meu cão Nugget tem-se juntado a mim nesta caminhada nos últimos quatro meses. Rezem por nós, ok", escreveu na rede social. A publicação depressa tornou-se viral, atingindo milhares de gostos, retweets e comentários — ora de apoio, ora de indignação.

"Isto é uma piada? Os cães não podem ser 'vegan', vai matá-lo à fome", lê-se num dos comentários. Outro defende a mesma ideia: "Os cães não podem ser vegan. E alimentá-los com uma dieta vegana vai contra a crença central do veganismo como um todo - não prejudicar os animais", diz outro utilizador no Twitter.

Há quem vá mais longe nos comentários e fale mesmo em "abuso". "Katy, eu amo-te, mas forçar o teu cão a ser vegan é um abuso", comenta outro. 

Contudo, outras pessoas desmistificam a ideia de que os cães não podem ser vegan, reforçando até que podem sê-lo e viver uma vida "completamente saudável com uma dieta de base vegetal", ao contrário dos gatos que "não podem e precisam de carne", escreve uma utilizadora.

Há ainda quem brinque com o nome do cão, Nugget, que, por coincidência, no verdadeiro sentido do termo (carne de frango panada) não é permitido numa alimentação vegana. Outras teorias alegam que a referência ao cão era apenas uma brincadeira. "Acho que ela está só a fazer uma piada, porque ela é vegan com um cão chamado Nugget", diz uma internauta.

Sara, Ana e Maria são vegan desde que nasceram. Conheça as suas histórias
Sara, Ana e Maria são vegan desde que nasceram. Conheça as suas histórias
Ver artigo

Segundo o Centro Vegetariano da Associação Vegetariana Portuguesa, "tanto aos cães adultos como aos muito jovens pode ser administrado um regime vegano, desde que equilibrado e atendendo às necessidades de cada idade". Existem, por isso, várias alternativas alimentares adequadas à idade de cada cão, sendo que para os mais adultos duas refeições diárias são, regra geral, suficientes, ao passo os cachorros devem começar por alimentar-se do leite da mãe até às 7 a 8 semanas e quando puderem comer outros alimentos, de base vegetal, estes devem ser introduzidos em refeições leves.

Na publicação, Katy Perry chegou até a receber apoio sobre a decisão por parte da organização de proteção animal People for the Ethical Treatment of Animals (PETA). "Notícias maravilhosas! Estamos muito felizes por si e pelo Nugget também. Ambos vão adorar a sensação de comer alimentos puros e ajudar os animais. Algumas guloseimas veganas saudáveis ​​que Nugget vai adorar", twittou PETA, deixando um link com sugestões de alimentos.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.