Liam Payne morreu aos 31 anos, a 16 de outubro, depois de cair da varanda do terceiro andar do quarto em que estava hospedado em Buenos Aires, capital da Argentina. Quase um mês depois, as autoridades descartam a hipótese de o cantor ter tirado a própria vida.
A teoria inicial era a de que o membro dos One Direction teria consumido vários tipos de droga e de álcool diferentes e decidido pôr um fim à sua vida. Porém, a autópsia vem mostrar que o artista estava "parcial ou totalmente inconsciente" no momento da queda.
O relatório da autópsia detetou "vestígios de álcool, cocaína e um antidepressivo prescrito". A morte do cantor de 31 anos no hotel CasaSur Palermo deveu-se a "vários traumatismos" e a "hemorragia interna e externa".
As autoridades argentinas não acreditam que a morte de Liam Payne tenha sido intencional, já que o britânico "não adotou uma postura com reflexos" como seria de esperar quando alguém se atira, mesmo de forma propositada.
Um trio de relatórios médicos suplementares chegaram à mesma conclusão: a de que "todos os ferimentos batem certo com os de uma queda de uma altura elevada, excluindo a possibilidade de autoflagelação ou do envolvimento de terceiros", assim como cita a "Vanity Fair".
Além disto, foi feita uma análise de mais de 800 horas de imagens de videovigilância captadas pelas câmaras dentro do hotel e perto do mesmo, bem como ao telemóvel de Payne. Muitas pessoas foram interrogadas, desde amigos e família do artista a membros de staff do hotel.
Entretanto, três pessoas foram presas por alegada ligação à morte do cantor. Estão acusadas de "crimes de abandono de uma pessoa, seguidos de morte", assim como de "fornecimento de narcóticos". Um dos acusados será um funcionário do hotel, outro alguém que fornecia drogas ao cantor e a terceira pessoa alguém que estaria com Payne "diariamente" em Buenos Aires.
No momento da queda, Liam Payne estaria a usar um boné e uma pequena mala. O corpo do cantor terá chegado ao Reino Unido na quinta-feira, 7 de novembro. As cerimónias fúnebres deverão acontecer em breve, embora ainda não tenham sido oficialmente anunciadas.