O repórter da TVI e atual comentador do “Big Brother”, de 25 anos, realizou uma cirurgia CIM Porta Única em fevereiro de 2022 e, até dezembro, já perdeu mais de 55 quilos.
Zé Lopes decidiu mudar de vida e realizar uma cirurgia depois de umas análises de rotina indicarem que, com 24 anos, "tinha um índice de massa corporal bastante elevado e era pré-diabético", como revelou no seu Instagram. Quando Zé Lopes iniciou este processo de perda de peso, pesava 139 quilos e estava com 43 de Índice de Massa Corporal (IMC), o que indicava que estava com obesidade mórbida, contou no programa "Dois às 10".
Depois da cirurgia, os seus hábitos mudaram e pratica desporto "três vezes por semana, uma das vezes acompanhado por personal trainer", revelou à MAGG. "Vejo mais autoestima, confiança, vejo roupa que não me servia a voltar a servir e, principalmente, vejo qualidade de vida. Já não me canso tão facilmente e sinto-me literalmente mais leve, em todos os sentidos", disse Zé Lopes no seu Instagram.
O repórter alertou, ainda, em entrevista à MAGG que "é bom que se perceba que a cirurgia não é a solução para nada". "É apenas um ponto de partida para pessoas que têm um índice de massa corporal muito elevado, como era o meu caso". No seu Instagram, revelou que esta mudança de peso "mudou tudo". "Ganhei saúde. Ganhei resistência física. Ganhei novos hábitos alimentares e de treino. Reforcei a confiança em mim. Reforcei o amor próprio. Reforcei a autoestima. Reforcei a felicidade. Ganhei vida".
O repórter fez um sleeve gástrico, uma "técnica cirúrgica que preserva a anatomia do tudo digestivo, recorrendo unicamente à remoção de uma parte esquerda do estômago, precisamente onde se encontra a hormona responsável pela fome", como revelou o Centro de Inovação Médica onde foi acompanhado.