Marta Fernandes, a atriz de 44 anos que protagonizou a novela da SIC “Chiquititas”, esteve “À Conversa com Ana Rita Clara”, na TVI Ficção, onde falou sobre o namorado, o músico e acordeonista Dinis Oliveira, que é 18 anos mais novo, e contou como foi a reação da filha ao saber da relação.
“18 anos são quase duas décadas”, confessou, acrescentando que a diferença de idades a assustou no início e que teve algum preconceito de si própria. Marta contou que viu Dinis pela primeira vez “num programa de televisão” e que o músico é “uma alma antiga”. “Apesar de nós termos quase 20 anos de diferença, ele ouviu as mesmas músicas do que eu, porque ele não gostava de ouvir as músicas que era normal os jovens da idade dele ouvirem. Então ele era muito fã de música dos anos 80, muito jazz, muito blues, que é a formação dele. A música, de facto, foi o que nos uniu”, revelou.
Marta Fernandes garante que a reação das pessoas à sua relação não a magoou. “Eu sou um bocadinho insensível à opinião dos outros. Foi uma coisa que eu desenvolvi toda a vida, sempre fui assim ou é da minha personalidade, pronto. (...) Eu dizia: ‘mãe, eu não quero saber da opinião dos outros. É-me totalmente indiferente’”, afirma.
A atriz e cantora recorda ainda a altura em que se apaixonou por Dinis Oliveira. “O primeiro grande passo é connosco. Eu senti esse preconceito intrínseco e nem sabia que era assim preconceituosa em relação a isso. Eu fiquei muito ansiosa quando comecei a perceber que me estava a apaixonar por uma pessoa muito mais jovem do que eu, porque depois vêm questões. Olha só, coisas em que nem pensamos: eu não quero voltar a ser mãe e isso, a certa altura, era um elefantezinho ali no meio da sala e eu tive de falar com ele muito abertamente”, relembrou.
O próximo passo na relação foi contar à família e à filha. “Não foi nada fácil [contar à filha Maria]. Nós temos duas datas de início de namoro: a oficial – eu estou a dizer isto porque a Maria já sabe – e aquela em que falámos com a Maria, em que houve um pedido, de facto, da parte do Dinis”, revelou a atriz, sendo que esteve “solteira” durante “cinco anos”, tempo em que esteve “dedicada à Maria a 100%”.
“Foi um passo grande para ela, de repente a mãe ter namorado e ser mais jovem”, continuou, acrescentando que a filha “não achou muita piada ao início”. “Ela gostava dele, mas a partir do momento em que percebeu que nós éramos um casal ficou assim um bocadinho indignada e demorou algum tempo até... Mais um vez foi o amor que resolveu”, revelou.
Marta Fernandes tem uma filha, Maria, 14 anos, fruto da antiga relação com o nadador-salvador cubano Yanni Costa, que é 11 anos mais novo do que a cantora. Como “era uma fase diferente da vida", a atriz acha "que não se notava tanto" a diferença de idades entre os dois.