A família real britânica não passa por momentos auspiciosos. O rei Carlos III está ausente de todos os compromissos oficiais depois de ser diagnosticado com cancro a 5 de fevereiro deste ano. A princesa de Gales também atravessa um momento menos bom de saúde, cuja gestão da informação tem causado muita polémica.
Depois de ser anunciado no início do ano que Kate Middleton teria sido submetida a uma cirurgia abdominal, e que regressaria aos compromissos oficiais depois da Páscoa, o mistério à volta da princesa aumentou — gerando memes hilariantes. Para combater a especulação, o palácio de Kensignton resolveu divulgar uma foto de Kate com os três filhos a 10 de março, data em que se celebra o dia da Mãe no Reino Unido, mas tal não podia ter sido mais ao lado. As edições da imagem foram notórias, e a princesa de Gales foi obrigada a emitir um comunicado no X.
"Tal como muitos fotógrafos amadores, por vezes faço experiências em edição. Queria pedir desculpas por qualquer confusão que a fotografia de família, que partilhámos ontem, tenha causado. Espero que toda a gente tenha tido um feliz Dia da Mãe”, pode ler-se no mesmo. Mas a polémica estava instalada, e até há quem compare a imagem de Kate nesta fotografia manipulada com a capa da "Vogue", que a princesa fotografou em 2016, acreditando tratar-se da mesma.
E com toda esta nuvem negra a pairar sobre os membros da realeza, onde andam os Sussex? Bem, a preparar um regresso em força. Tudo porque Meghan Markle está oficialmente de regresso ao Instagram — e não só.
Antes do seu casamento com o príncipe Harry, em maio de 2018, Meghan Markle tinha uma forte presença online. Para além das páginas ativas nas redes sociais, a ex-atriz era a fundadora do The Tig, um site de lifestyle focado em viagens, gastronomia, moda e beleza. A agora duquesa de Sussex desistiu de tudo quando entrou para a família real britânica — até agora.
A viver nos Estados Unidos, com um grande fosso entre a restante família real — e depois de ter abdicado do seu cargo enquanto membro sénior da realeza —, Meghan Markle está de regresso ao online com um novo projeto. Lançado esta quinta-feira, 14 de março, o site American Riviera Orchard tem a assinatura da duquesa de Sussex, tal como se pode verificar na página de Instagram ligada ao projeto.
Para já, no site, não existe muita informação, sendo apenas possível adicionar o e-mail para subscrever a newsletter e ser dos primeiros a receber novidades sobre este lançamento. Já na página de Instagram, as várias publicações no feed recriam o logo da iniciativa, e nas stories é possível ver um teaser, onde Meghan Markle surge a cozinhar e também com um longo vestido naquela que parece ser uma mansão de luxo.
Os detalhes são escassos, mas o "The Sun" avança que o novo projeto da duquesa de Sussex tem também um lado mais comercial, tendo como base a construção de uma marca associada a Meghan Markle. "[Está a dar passos] para se tornar uma força a reconhecer no mercado de marcas das celebridades. Pode ser a próxima Martha Stewart, ao criar uma marca que apela à sua base de fãs", disse o especialista em branding Nick Eve à mesma publicação. "Pode fazer milhões a partir da sua marca e construir uma grande base de consumidores que querem comprar um pedaço da vida de Meghan."
Nos registos oficiais da marca a que o jornal teve acesso, a American Riviera Orchard foi criada a 2 de fevereiro deste ano, e do lote de produtos e serviços que irá comercializar fazem parte serviços de mesa, como talheres e cutelaria, e produtos alimentares como compotas, marmeladas, geleias, pastas vegetais, óleos, entre outros produtos.
O mesmo órgão de comunicação social avança que este novo projeto de Meghan Markle vai ser acompanhado pela estreia de um programa de culinária na Netflix, onde se acredita que a duquesa irá colocar os seus produtos em destaque, usando-os na confeção das receitas e colocando-os à venda. Isto levará também a um livro e a um blogue associados ao projeto.
Coincidência ou timing? "Os Sussex não fazem nada por acidente"
O lançamento do novo projeto de Meghan Markle nesta quinta-feira coincidiu com outro momento de destaque da família real. Foi também a 14 de março que o príncipe de Gales, William, deu um discurso emotivo em honra da princesa Diana nos Diana Legacy Awards. Uma hora antes, Meghan lançava a American Riviera Orchard.
William compareceu em pessoa na cerimónia de prémios, que aconteceu no Museu da Ciência, em Londres, e explicou como o legado de Diana continua presente no trabalho que ele e a princesa de Gales fazem diariamente. Harry também participaria na cerimónia mais tarde, virtualmente a partir da sua casa na Califórnia, e apenas depois do irmão mais velho abandonar a sala.
No entanto, ainda William estava em palco em Londres e distribuía os prémios da associação fundada em honra da princesa Diana, quando os duques de Sussex resolveram anunciar os vencedores do prémio NAACP Archewell Foundation Digital Civil Rights, que deu 100 mil dólares aos felizes contemplados.
O timing deste anúncio combinado com o lançamento do novo projeto de Meghan Markle não escapou ao olhar dos especialistas na família real. "Na minha opinião, os Sussex não fazem nada por acidente", disse um deles ao "Daily Mail", deixando a ideia de que Meghan e Harry terão tentado monopolizar o dia e retirar atenção de William.