Karolina Shiino, de 26 anos, ganhou na segunda-feira, 22 de janeiro, o concurso anual Miss Nippon, que tem como objetivo, de acordo com o site, premiar a concorrente que represente "a beleza das mulheres japonesas". A vencedora deste ano nasceu na Ucrânia.

"Estão sempre a dizer-me que não sou japonesa, mas sou absolutamente japonesa, então, entrei no Miss Japão a acreditar em mim mesma e estou feliz por ter sido reconhecida como tal", disse Karolina Shiino, em entrevista, citada pela "CNN".

Já há uma nova Miss Universo. Veja em que lugar ficou a portuguesa Marina Machete
Já há uma nova Miss Universo. Veja em que lugar ficou a portuguesa Marina Machete
Ver artigo

Karolina Shiino vive em Nagoya, no Japão, desde os 5 anos e fala japonês de forma fluente. "Queria ser reconhecida como uma pessoa japonesa", adianta, sobre a decisão de participar neste concurso, que está agora envolto em polémica, já que a vencedora não nasceu no Japão.

"Vivemos na era da diversidade", recorda a modelo de 26 anos, que adianta que tem tido dificuldades em ser aceite como local devido à aparência. Os responsáveis dizem que a vencedora foi escolhida por ser "uma mulher japonesa trabalhadora, humilde, com muita consideração pelos outros".

"Espero contribuir para a construção de uma sociedade que respeita a diversidade e não julga as pessoas com base no aspeto", prosseguiu. Karolina Shiino obteve cidadania japonesa em 2022, de acordo com a "AP News". O primeiro concurso Miss Nippon aconteceu em 1950.