A pivô australiana Edwina Bartholomew, conhecida por estar aos comandos do programa matinal da Seven Network, "Sunrise", revelou que está com cancro. A notícia foi avançada pela própria, em direto, esta sexta-feira, 6 de setembro, durante a emissão do programa, onde revelou que o diagnóstico aconteceu em julho.

“Foi-me diagnosticado um cancro. É um choque e é difícil dizê-lo", disse a pivô de 41 anos, tranquilizando os telespectadores ao dizer que não se tratava de um tipo grave. "Chama-se leucemia mielóide crónica. Pode ser tratada com um comprimido diário. Se conseguir cuidar de mim, vou ficar completamente bem", sublinhou, com a lágrima no canto do olho.

"Literalmente, posso tomar um comprimido por dia", reforçou Edwina Bartholomew. "A minha esperança de vida não se altera. Só preciso de cuidar de mim e descansar", continuou, dizendo que tem "uma sorte incrível" por ter acesso ao medicamento na Austrália.

Veja o vídeo

Edwina Bartholomew, que tem dois filhos, falou mais sobre o diagnóstico, dizendo que este chegou numa altura em que estava a dar prioridade à saúde, tendo feito vários exames por ter chegado aos 40 anos. Fez uma mamografia, na qual descobriu "alguns nódulos", que não eram malignos – mas foi graças a uma análise ao sangue que deram conta de "níveis fora do normal".

A leucemia acabou por lhe ser diagnosticada na reta final do mês de julho, algo que fez com que tivesse de partilhar a notícia com alguns colegas de trabalho. De acordo com a própria, já está a ser tratada – começou em agosto e, até agora, não tem lidado com efeitos secundários, estando a reagir bem à medicação.

No fim, a pivô admitiu estar "muito grata por ter descoberto" a doença e que quer que a sua história sirva de alerta, visto que não tinha sintomas a não ser cansaço. "Não tinha nada. Estava cansada, mas levanto-me às 3 da manhã [para apresentar o programa]! Portanto, não tinha sintomas nenhuns", explica.

"Se não tivesse dado prioridade à minha saúde e não tivesse feito o exame, a situação seria diferente", continuou a pivô, voltando a frisar que se sentia "muito bem". Antes de entrarem em intervalo, a equipa invadiu o estúdio e abraçou-a. Agora, Edwina Bartholomew vai apresentar o programa apenas durante alguns dias da semana, para se poder focar na sua saúde, de acordo com a "Sky News".

A leucemia mielóide crónica é um tipo raro de cancro da medula óssea que apresenta uma progressão muito lenta. Podem surgir vários sintomas, como dor óssea, fadiga, febre, perda de peso, visão turva, perda de apetite, entre outros.