No ano em que celebra o seu Jubileu de Platina, o estado de saúde da monarca britânica levanta cada vez mais preocupações. Esta quinta-feira, 14 de abril, o palácio de Buckingham confirmou que Isabel II não vai marcar presença na celebração religiosa da Páscoa, este domingo, 17 de abril, na capela de São Jorge, em Windsor.

Após cinco meses sem aparecer, rainha Isabel II homenageia marido e não contém as lágrimas
Após cinco meses sem aparecer, rainha Isabel II homenageia marido e não contém as lágrimas
Ver artigo

De acordo com o Daily Mail, esta vai ser a primeira celebração pascal que a rainha falta no espaço de cinco décadas. Na última vez que aconteceu, em 1970, a monarca encontrava-se numa visita oficial à Austrália e Nova Zelândia. O "The Guardian" acrescenta ainda que esta será a quinta vez, ao longo de um reinado de 70 anos, que a rainha falha esta celebração.

Esta não é a única celebração religiosa que a rainha de Inglaterra falha esta semana. Esta quinta-feira santa, o príncipe Carlos e a mulher, Camilla, marcaram presença no Maundy Service, uma cerimónia religiosa da tradição anglicana, no final da qual há uma distribuição de dinheiro a pessoas das comunidades locais numa alusão à Última Ceia, na qual Jesus Cristo lavou os pés aos apóstolos.

Aos 95 anos, e apesar de poucos problemas de saúde de maior, Isabel II tem vindo a perder mobilidade no último ano. São cada vez mais raros os eventos oficiais em que a monarca aparece, sendo que o último aconteceu a 29 de março, aquando as cerimónias fúnebres do príncipe Filipe. O marido da rainha Isabel II morreu em 2021 mas, por causa das restrições pandémicas, foi velado numa cerimónia com um número restrito de pessoas. 

Este ano, a Páscoa coincide com o primeiro aniversário da morte do duque de Edimburgo. O marido da monarca britânica morreu a 17 de abril de 2o21 aos 99 anos, e o funeral aconteceu exatamente no mesmo sítio onde se celebra a missa da Páscoa, a capela de São Jorge, em Windsor.

O Jubileu de Platina (celebrações do 70.º aniversário da entronização da rainha Isabel II) acontece ao longo de 2022, mas culminará num feriado de quatro dias, entre 2 e 5 de junho. A festa será marcada por um espetáculo de entretenimento, transmitido em direto do palácio de Buckingham pela BBC, a 4 de junho, no qual está confirmada a presença da rainha.