Já sabemos que os homens também pintam as unhas. Parece que Cristiano Ronaldo é um deles, tendo espantado os seus seguidores por esse mesmo motivo, depois de, este sábado, 15 de abril, publicar uma fotografia enquanto descansava numa sauna. Mas há uma razão que faz com que o craque português cubra as unhas dos pés com uma camada de verniz preto – e alerta, spoiler: não tem que ver com estética.

O que significa a fita vermelha que Messi usa no tornozelo? Quem lha deu? Desvendamos o mistério
O que significa a fita vermelha que Messi usa no tornozelo? Quem lha deu? Desvendamos o mistério
Ver artigo

A razão é simples. Já que passam tanto tempo calçados, os pés acabam por suar e isso aumenta a probabilidade de desenvolverem infeções fúngicas e bacterianas nas unhas. Por isso, o verniz não é mais do que uma camada protetora para evitar esse cenário pouco animador, de acordo com a publicação alemã "Bild".

Mas já não é a primeira vez que Ronaldo é fotografado com as unhas dos pés pintadas de preto. No passado mês de janeiro, Francis Ngannou, lutador de MMA (artes marciais mistas, diga-se), recorreu às redes sociais para publicar uma foto com o jogador português, cujos chinelos deixavam evidenciar a cor que tinha nas unhas

Além disso, Cristiano Ronaldo também não é o único atleta a ter esta técnica em conta. Vários lutadores de MMA, como Andrei Arlovski, Frank Trigg, Jeff Monson e Chris Leben também são vistos frequentemente com uma camada de verniz preto nos pés. Isto porque, a par da proteção contra os fungos e bactérias, é útil para evitar que os lutadores partam as unhas dos pés, uma vez que praticam esta modalidade descalços.

Apesar das razões, as redes sociais ficaram ao rubro, depois da publicação do futebolista português. "Não vamos falar sobre o facto de o Ronaldo ter pintado as unhas dos pés de preto?", questionou um utilizador no Twitter. "Cristiano Ronaldo pinta as unhas dos pés de preto. Como é que uma mulher pode achar isso atraente?", perguntou outro. Mas também houve quem fosse defender o jogador, deixando bem explícito que esta prática nada tem que ver com falta de masculinidade.