Maria João Abreu morreu esta quinta-feira, 13 de maio, aos 57 anos, vítima de um aneurisma. As homenagens nas redes sociais e nas televisões multiplicam-se entre atores, apresentadores, fãs e até estações de televisão, que alteraram a programação para prestarem homenagem à atriz.

Adeus, Lucinda do "Médico de Família". Adeus, Céu de "Golpe de Sorte". Adeus, Maria João
Adeus, Lucinda do "Médico de Família". Adeus, Céu de "Golpe de Sorte". Adeus, Maria João
Ver artigo

O programa de Manuel Luís Goucha nas tardes da TVI começou mais cedo, às 15h30, e estará em exibição até às 20h00. O apresentador voltou a reunir-se com Cristina Ferreira para prestar uma sentida homenagem a Maria João. "Não era a emissão que queríamos ter esta tarde. [...] A Maria João vai permanecer viva na minha memória até que eu parta para outra dimensão", começou por dizer Manuel Luís Goucha.

"No dia em que tantos cristãos vão a Fátima à procura de algum aconchego, tristemente esta notícia acaba por nos tocar a todos. Há pessoas até que se lembram da forma como a Maria João falava sempre alegremente [...]", acrescentou Cristina Ferreira, fazendo referência ao Dia de Nossa Senhora de Fátima.

Em estúdio, esteve também João Montez, que recordou o momento em que se estreou em ficção com o apoio da atriz. "A João não faz ideia daquilo que significou para mim. Não me lembro das últimas conversas que tivemos, mas eu era um miúdo a entrar neste meio com uma série de sonhos. Numa novela, ela não fazia ideia de quem eu era e ajudou-me muito. Fica aqui o meu obrigado".

A estação de Queluz de Baixo emitiu ainda um comunicado a lamentar a morte prematura da atriz. "É com a mais profunda consternação que a TVI lamenta o falecimento prematuro de Maria João Abreu e envia as suas sinceras condolências aos familiares, amigos e SIC. [...] Para sempre na sua memória ficará a sua arte de excelência", pode ler-se na nota enviada às redações. Esta quinta-feira deveria acontecer a apresentação do novo reality show da TVI, mas o evento foi cancelado.

Na SIC, estação na qual dava vida a Sãozinha na novela "A Serra", também Júlia Pinheiro esteve à conversa com vários rostos que quiseram homenagear Maria João, numa emissão que começou minutos mais cedo. "Esta vai ser uma emissão difícil. Existem notícias que nunca gostaríamos de dar. [...] É uma perda que nos deixa consternados. [...] À família e amigos, que são muitos, endereçamos os nossos pêsames", afirmou a apresentadora.

Daniel Oliveira, diretor geral de Entretenimento do grupo Impresa, também esteve à conversa com a apresentadora. "Sempre admirei a Maria João Abreu desde o 'Médico de Família' e sempre reconheci nela a capacidade de integrar e reconhecer o que é português", disse o rosto da estação de Paço de Arcos, visivelmente emocionado.

A estação de Paço de Arcos também emitiu um comunicado, no qual lamenta a morte. "É com profundo pesar que a SIC lamenta a morte da nossa Maria João Abreu, uma mulher e atriz extraordinária, com um talento ímpar na arte de representar. Vivemos momentos felizes e inesquecíveis, que ficarão para sempre na nossa memória. A toda a família, endereçamos as nossas sentidas condolências", pode ler-se.

Presidente da República homenageia atriz

Marcelo Rebelo de Sousa já prestou condolências públicas à família de Maria João Abreu. Em comunicado, o presidente da República elogiou o caminho escolhido pela atriz, "o humor".

"Maria João Abreu, que nos deixou precocemente, escolheu essa abordagem, talvez por ser a abordagem que lhe era mais natural: a comédia, a projeção dos nossos afetos e dos nossos problemas, a proximidade humana.

A sua carreira como atriz de revista e como produtora, ao lado de José Raposo, bem como outras participações teatrais (com Filipe La Féria, João Lourenço e José Fonseca e Costa), mas sobretudo o seu intenso currículo em televisão (novelas, séries, programas de entretenimento e de comédia) tornaram-na uma figura que representava para muitos portugueses a familiaridade de quem está connosco porque se parece connosco", pode ler-se.

Nas redes sociais multiplicam-se as homenagens à atriz. "A mais triste das notícias. Pouco se pode dizer num momento destes. Um beijinho muito grande e muita força para a família João, Miguel, Ricardo, Zé", escreveu o ator Lourenço Ortigão.

"Minha João, nossa João. Não há palavras para esta partida tão prematura. Vou amar-te sempre. Vamos amar-te sempre. Deixo esta pequena homenagem a cores porque é assim que te vejo, a cores, com tanta tanta luz. Obrigada por tudo o que me deste! Os meus sinceros sentimentos para toda a família", partilhou Sofia Arruda.

"[...] Sempre que te vi trabalhar vi verdade, simplicidade e amor. Sempre admirei a tua carreira, fizeste de tudo e de forma despretensiosa. [...] Força para toda a família e amigos! E que se aproveite o tempo que temos e que se diga o que sentimos! Obrigada Maria João", escreveu Inês Aires Pereira numa publicação do Instagram.

"Que tristeza a partida da Maria João Abreu. Uma atriz fantástica, uma mãe maravilhosa, uma grande mulher. Descansa em paz. Todos já sentimos muitas saudades tuas. Beijo grande para toda a família. Grande tristeza", pode ler-se na publicação da apresentadora Teresa Guilherme.

João Maneira, que contracenou com a atriz na novela "A Serra", deixou um sentido elogio à sua mãe da ficção. "Minha João. Minha mãe. Minha amiga mais velha. Minha estrela e luz que me guiava sem eu saber. A João teve a capacidade de nos tocar a todos de uma maneira muito especial. Não queria escrever mas a tristeza é maior e fala mais alto e sinto me na obrigação de te agradecer.

As tuas palavras eram um poço de ternura e as ultimas que trocaste comigo mexeram comigo e tu sabes. Irei para sempre lembrar me de ti e falarei a todos a grande MULHER que és. Amo-te  com todo o meu coração", escreveu o ator.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.