Maria João Abreu morreu esta quinta-feira, 13 de maio, aos 57 anos, vítima de um aneurisma. As homenagens nas redes sociais e nas televisões multiplicam-se entre atores, apresentadores, fãs e até estações de televisão, que alteraram a programação para prestarem homenagem à atriz.
O programa de Manuel Luís Goucha nas tardes da TVI começou mais cedo, às 15h30, e estará em exibição até às 20h00. O apresentador voltou a reunir-se com Cristina Ferreira para prestar uma sentida homenagem a Maria João. "Não era a emissão que queríamos ter esta tarde. [...] A Maria João vai permanecer viva na minha memória até que eu parta para outra dimensão", começou por dizer Manuel Luís Goucha.
"No dia em que tantos cristãos vão a Fátima à procura de algum aconchego, tristemente esta notícia acaba por nos tocar a todos. Há pessoas até que se lembram da forma como a Maria João falava sempre alegremente [...]", acrescentou Cristina Ferreira, fazendo referência ao Dia de Nossa Senhora de Fátima.
Em estúdio, esteve também João Montez, que recordou o momento em que se estreou em ficção com o apoio da atriz. "A João não faz ideia daquilo que significou para mim. Não me lembro das últimas conversas que tivemos, mas eu era um miúdo a entrar neste meio com uma série de sonhos. Numa novela, ela não fazia ideia de quem eu era e ajudou-me muito. Fica aqui o meu obrigado".
A estação de Queluz de Baixo emitiu ainda um comunicado a lamentar a morte prematura da atriz. "É com a mais profunda consternação que a TVI lamenta o falecimento prematuro de Maria João Abreu e envia as suas sinceras condolências aos familiares, amigos e SIC. [...] Para sempre na sua memória ficará a sua arte de excelência", pode ler-se na nota enviada às redações. Esta quinta-feira deveria acontecer a apresentação do novo reality show da TVI, mas o evento foi cancelado.
Na SIC, estação na qual dava vida a Sãozinha na novela "A Serra", também Júlia Pinheiro esteve à conversa com vários rostos que quiseram homenagear Maria João, numa emissão que começou minutos mais cedo. "Esta vai ser uma emissão difícil. Existem notícias que nunca gostaríamos de dar. [...] É uma perda que nos deixa consternados. [...] À família e amigos, que são muitos, endereçamos os nossos pêsames", afirmou a apresentadora.
Daniel Oliveira, diretor geral de Entretenimento do grupo Impresa, também esteve à conversa com a apresentadora. "Sempre admirei a Maria João Abreu desde o 'Médico de Família' e sempre reconheci nela a capacidade de integrar e reconhecer o que é português", disse o rosto da estação de Paço de Arcos, visivelmente emocionado.
A estação de Paço de Arcos também emitiu um comunicado, no qual lamenta a morte. "É com profundo pesar que a SIC lamenta a morte da nossa Maria João Abreu, uma mulher e atriz extraordinária, com um talento ímpar na arte de representar. Vivemos momentos felizes e inesquecíveis, que ficarão para sempre na nossa memória. A toda a família, endereçamos as nossas sentidas condolências", pode ler-se.
Presidente da República homenageia atriz
Marcelo Rebelo de Sousa já prestou condolências públicas à família de Maria João Abreu. Em comunicado, o presidente da República elogiou o caminho escolhido pela atriz, "o humor".
"Maria João Abreu, que nos deixou precocemente, escolheu essa abordagem, talvez por ser a abordagem que lhe era mais natural: a comédia, a projeção dos nossos afetos e dos nossos problemas, a proximidade humana.
A sua carreira como atriz de revista e como produtora, ao lado de José Raposo, bem como outras participações teatrais (com Filipe La Féria, João Lourenço e José Fonseca e Costa), mas sobretudo o seu intenso currículo em televisão (novelas, séries, programas de entretenimento e de comédia) tornaram-na uma figura que representava para muitos portugueses a familiaridade de quem está connosco porque se parece connosco", pode ler-se.
Nas redes sociais multiplicam-se as homenagens à atriz. "A mais triste das notícias. Pouco se pode dizer num momento destes. Um beijinho muito grande e muita força para a família João, Miguel, Ricardo, Zé", escreveu o ator Lourenço Ortigão.
"Minha João, nossa João. Não há palavras para esta partida tão prematura. Vou amar-te sempre. Vamos amar-te sempre. Deixo esta pequena homenagem a cores porque é assim que te vejo, a cores, com tanta tanta luz. Obrigada por tudo o que me deste! Os meus sinceros sentimentos para toda a família", partilhou Sofia Arruda.
"[...] Sempre que te vi trabalhar vi verdade, simplicidade e amor. Sempre admirei a tua carreira, fizeste de tudo e de forma despretensiosa. [...] Força para toda a família e amigos! E que se aproveite o tempo que temos e que se diga o que sentimos! Obrigada Maria João", escreveu Inês Aires Pereira numa publicação do Instagram.
"Que tristeza a partida da Maria João Abreu. Uma atriz fantástica, uma mãe maravilhosa, uma grande mulher. Descansa em paz. Todos já sentimos muitas saudades tuas. Beijo grande para toda a família. Grande tristeza", pode ler-se na publicação da apresentadora Teresa Guilherme.
João Maneira, que contracenou com a atriz na novela "A Serra", deixou um sentido elogio à sua mãe da ficção. "Minha João. Minha mãe. Minha amiga mais velha. Minha estrela e luz que me guiava sem eu saber. A João teve a capacidade de nos tocar a todos de uma maneira muito especial. Não queria escrever mas a tristeza é maior e fala mais alto e sinto me na obrigação de te agradecer.
As tuas palavras eram um poço de ternura e as ultimas que trocaste comigo mexeram comigo e tu sabes. Irei para sempre lembrar me de ti e falarei a todos a grande MULHER que és. Amo-te com todo o meu coração", escreveu o ator.