É um ícone da restauração: não há visita que se preze aos móveis do Ikea, sem uma visita também às almôndegas por menos de 4€. Para agradar a todos os gostos, flexitarianos, vegetarianos e vegans, a marca sueca acaba de lançar novas almôndegas feitas de proteína vegetal, que vão estar disponíveis em todos os restaurantes IKEA a partir de 1 de agosto.

Mas como assim? Mas não havia já uma opção vegetal às almôndegas tradicionais? Sim, mas essas eram feitas de ingredientes como grão de bico, ervilhas, cenoura, pimento vermelho, milho e couve, e servidas com molho de caril, cereais nórdicos e vegetais grelhados. No fundo, eram uma versão veggie (à base de vegetais).

Já as novas almôndegas não têm só vegetais — incluem ingredientes como proteína de ervilha (extraída da mistura de ervilhas amarelas e água), aveia, maçã desidratada, batata e cebola —  o que confere um sabor desde logo diferente, ainda que o maior destaque vá para a cor e textura que faz com que quase pareçam a carne das almôndegas originais do IKEA. "Para conseguirmos o sabor de carne perfeito, adicionámos sabores umami como cogumelos, tomate e legumes assados em pó", explica a marca em comunicado.

ikea
créditos: divulgação

A nova receita resulta então da combinação das matérias-primas tradicionais escandinavas conjugadas com os métodos modernos de extração de proteínas. É caso para dizer: "Se podia viver sem carne? Poder, podia, e afinal até é quase a mesma coisa".

IKEA permite que muçulmanos usem o estacionamento para orações
IKEA permite que muçulmanos usem o estacionamento para orações
Ver artigo

O que é de todo diferente é o impacto que esta nova alternativa tem no planeta, uma vez que as novas almôndegas feitas de proteína vegetal representam apenas 4% da pegada ambiental, quantidade total de gases com efeito de estufa libertados na produção deste alimento, em relação às almôndegas tradicionais.

As novas almôndegas, disponíveis a partir de 1 de agosto, vão ser servidas com puré de batata, molho de natas, compota de arandos vermelhos e ervilhas, tal como o prato clássico de almôndegas. Tudo isto por 3,50€, o mesmo preço do prato da receita original de almôndegas. 

ikea
créditos: divulgação

À semelhança do acontece com as restantes almôndegas servidas nos restaurantes IKEA, também estas podem ser levadas para casa: vão estar disponíveis de forma congelada na loja sueca.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.