Começou oficialmente a contagem decrescente para a noite mais estrelada do ano. A 27 de fevereiro, Catarina Furtado é a anfitriã da primeira gala do Guia Michelin exclusivamente dedicada a Portugal. O evento do famoso guia francês acontece no hotel de 5 estrelas NAU Salgados, em Albufeira.
No ano em que o guia Michelin completa 124 anos, Portugal terá pela primeira vez uma cerimónia em que apenas os chefs e restaurantes nacionais serão distinguidos. Até agora, o País estava incluído no guia de Espanha e os prémios eram atribuídos numa cerimónia conjunta. "Portugal demonstrou nos últimos tempos um crescimento culinário notável", explicou Mónica Rius, diretora de comunicação, imagem e marca Michelin Portugal e Espanha, num encontro informal com a imprensa portuguesa, no qual a MAGG esteve presente.
O Algarve foi a região escolhida receber esta gala, mas antes da cerimónia, o sul do País vai ter mais eventos relacionados com o Guia Michelin Portugal. A 16 de janeiro, os nomes dos chefs que vão apresentar as suas propostas no show cooking do pós-gala serão revelados em conferência de imprensa. A 6 de fevereiro, haverá também um debate com vários convidados. A gastronomia e os chefs locais também estarão em evidência ao longo de todas as iniciativas do evento, que conta com o Turismo de Portugal como parceiro.
Devido às dimensões do mercado português, a gala de 27 de fevereiro vai permitir que todos os restaurantes e chefs distinguidos nas várias categorias (estrela, Bib Gourmand e Recomendado) subam a palco, ao contrário do que acontece em Espanha, em que há um número mais extenso de premiados.
Este não será um evento único, uma vez que as galas irão continuar nos anos seguintes, passando depois para outras regiões, como garantiu Nuno Ferreira, representante do Guia Michelin em Portugal. Atribuídos os prémios, no final de fevereiro de 2024, resta apenas uma dúvida, que será esclarecida em breve: a publicação em papel do Guia Michelin Portugal.
Portugal tem atualmente sete restaurantes com duas estrelas Michelin, 30 com uma estrela, 37 estabelecimentos na categoria Bib Gourmand (distinção atribuída a restaurantes com preços moderados e "comida excecional") e 90 recomendados. Espera-se que, nesta primeira gala exclusivamente portuguesa, haja um aumento exponencial de estrelas e talvez a atribuição de uma terceira estrela a um (ou mais) dos sete duplamente estrelados, algo que nunca aconteceu em Portugal.