O fogo vai arder em Santarém já a partir desta sexta-feira, 5 de julho, e assim se vai manter até domingo, 7. O Chefs on Fire, que para além da edição regular no Estoril, em setembro, tem apostado nos formatos pop-up nos últimos anos, chega agora à cidade ribatejana para três dias de comida de fogo e concertos com muito ritmo.

O festival atiça as brasas já ao almoço de dia 5, sexta-feira, que conta com as propostas gastronómicas de Ana Moura, do restaurante Lamelas, que vai servir linguado com pil pil, couve e coentros, Rui Santos, do Deselegante, com arroz de entrecosto, César Vitorino, do Foco, que aposta no torricado, tomate fumado e alho, e Filipe Manhita, do Fortaleza do Guincho, está a cargo das sobremesas com creme de queijo de cabra fumado, nectarina assada e molho de morango.

Chefs on Fire volta a incendiar Aveiro. Conheça as datas e saiba quanto custam os bilhetes
Chefs on Fire volta a incendiar Aveiro. Conheça as datas e saiba quanto custam os bilhetes
Ver artigo

Na música, o dia começa com a atuação de Tomara ao almoço, e Cláudia Pascoal, ao jantar. No entanto, a intérprete de "Nasci Maria" só começa o concerto após o Portugal-França, jogo dos quartos-de-final do Euro 2024 que vai ser transmitido a partir das 20 horas no recinto do festival.

No sábado, o Jardim das Portas do Sol recebe a comida de Rodrigo Castelo, do Ó Balcão, com fataça na telha, João Francisco Duarte, do Soão, apresenta taco de porco, João Saloio, do Mãe, aposta na opção vegetariana com arroz frito, alperce e couve, e Diogo Caetano, do Terruja, serve pêssego grelhado com parfait de manteiga noisette, calda de baunilha, crocante de suspiro.

O almoço de dia 6 é animado pela banda Sal, e o jantar fica a cargo da batida dos Bateu Matou.

Domingo, o último dia do evento, não deixa nada ao acaso com as criações de Alexandre Silva, do Loco, que vai servir bacalhau assado com amêndoa, tomate e alho, Filipe Ramalho, do Páteo Real, que opta pelos gyros de borrego, Maurício Lage, do Amassa, com piadina romagnola, e Annakaren Fuentes, d'O Pastus, com rabanada de brioche, calda de vinho moscatel roxo e nata azeda com chocolate mexicano.

No que diz respeito aos concertos, Ana Lua Caiano sobe ao palco durante a tarde, e à noite, é a vez de Iolanda brilhar.

O Chefs on Fire Santarém conta ainda com zona kids, num local supervisionado onde as crianças terão um espaço com várias atividades lúdicas e pedagógicas.

Ainda há bilhetes à venda, que incluem quatro doses de comida (peixe, carne, vegetariano e sobremesa), e custam 40€, tanto para o almoço como para o jantar. Os bilhetes de criança estão disponíveis por 20€, dos 6 aos 12 anos. As bebidas são pagas à parte, sendo que este é um evento cashless — pode carregar o seu bilhete eletrónico com dinheiro na aplicação ou em pontos específicos no local.

O evento vai decorrer nos Jardins da Porta do Sol, em Santarém, entre 5 e 7 de julho. As portas do recinto abrem das 12 às 17 horas para o almoço, e das 17 às 23 horas no período do jantar.