Pelo mundo fora, pratos de marisco há muitos, mas a medalha de ouro pertence a um bem português: as amêijoas à Bulhão Pato. De 50 pratos diferentes, esta iguaria portuguesa conquistou o primeiro lugar da lista do Taste Atlas, guia de gastronomia mundial, com uma classificação de 4.8 em cinco pontos.

Ainda que este prato tenha sido nomeado à imagem do poeta Raimundo António de Bulhão Pato, a receita pertence a um chef de cozinha que decidiu homenagear o escritor pelas suas criações e por ser um grande entusiasta destes bivalves. O prato "combina amêijoas e um molho cheio de sabor feito com azeite, alho, limão e coentros", começa por explicar o Taste Atlas, acrescentando que, normalmente, são "servidas como entrada e acompanhadas por pão".

Esta não foi a única iguaria portuguesa a constar na lista de melhores pratos de marisco do mundo – também o arroz de marisco entrou na escolha, estabelecendo-se em 50.º lugar. Com uma classificação um bocadinho mais promissora está o bacalhau com natas, em 35.º lugar, ainda que, tecnicamente, este não seja um prato de marisco.

O Taste Atlas, em fevereiro, também divulgou mais listas que contavam com a presença de outros marcos gastronómicos portugueses. Na categoria de "melhores bolos do mundo", o pastel de Belém ocupou o primeiro lugar do pódio, seguindo-se imediatamente o pastel de nata – e, em 26.º lugar, estava a bola de Berlim.

Pastéis de Belém e de nata são os melhores bolos do mundo. Quem o diz é um guia gastronómico
Pastéis de Belém e de nata são os melhores bolos do mundo. Quem o diz é um guia gastronómico
Ver artigo

Na lista de "melhores sanduíches do mundo", foram quatro as iguarias portuguesas que lá estiveram contempladas. O guia gastronómico considerou que prego merecia o 15.º lugar, seguindo-se a bifana, em 26.º. Mais abaixo da lista, colados um ao outro, está a sanduíche de pernil e a francesinha, ocupando os 31.º e 32.º lugares, respetivamente.