O dia mais triste do ano é já na próxima segunda-feira, dia 17 de janeiro. Conhecido por Blue Monday, neste dia as pessoas podem sentir as emoções mais à flor da pele.

A Blue Monday surgiu em 2005 numa campanha de marketing da empresa Sky Travels, com o objetivo de definir o dia mais triste do ano. O psicólogo Cliff Arnall desenvolveu uma fórmula matemática baseada em variantes como o clima, dívidas acumuladas, resoluções de ano novo que fracassaram ou a falta de motivação. Ficou então definido que a terceira segunda-feira de janeiro de cada ano é o dia em que as pessoas se sentem mais deprimidas e solitárias.

Nutricionista explica como criar uma dieta perfeita para perder peso e eliminar gordura
Nutricionista explica como criar uma dieta perfeita para perder peso e eliminar gordura
Ver artigo

De certeza que quando se sente triste não resiste a uma comida de conforto ou a um docinho. No entanto, as guloseimas açucaradas e altamente teóricas têm as suas consequências negativas.

A Healthline reuniu nove alimentos saudáveis que vão melhorar o seu humor, salientando que este é influenciado por muitos outros fatores como o stress, falta de sono, deficiências nutricionais ou genética. Desde o salmão, ao chocolate e ao café, estes nove alimentos demonstraram melhorar a saúde geral do cérebro e certos tipos de transtornos de humor.

1. Peixe gordo

Peixes gordurosos como salmão e atum-albacora são ricos em dois tipos de ômega-3 que estão ligados a níveis mais baixos de depressão. Em alguns estudos, observa-se que consumir ômega-3 na forma de óleo de peixe reduz os níveis de depressão.

Salmão - peixe gordo
créditos: Unsplash

2. Chocolate amargo

O chocolate é rico em muitos compostos que melhoram o humor. O seu açúcar pode melhorar o humor, pois é uma fonte rápida de combustível para o cérebro. Além disso, pode libertar vários compostos de bem-estar, como a cafeína. O seu sabor, textura e cheiro agradáveis também podem promover bom humor. Deve comer 1 a 2 quadrados pequenos (de 70% ou mais de cacau) de cada vez, pois é um alimento de alto teor calórico.

3. Alimentos fermentados

Alimentos fermentados podem melhorar a saúde intestinal e o humor. Durante o processo de fermentação, os probióticos são criados e podem aumentar os níveis de serotonina, mas nem todos os alimentos fermentados são fontes significativas de probióticos, como é o caso da cerveja. Estudos estão a começar a mostrar uma conexão entre bactérias intestinais saudáveis e taxas mais baixas de depressão.

4. Bananas

São ricas em vitamina B6, que ajuda a sintetizar neurotransmissores do bem-estar, como dopamina e serotonina e fornecem açúcar e fibra. Quando combinado com fibra, o açúcar é libertado lentamente na corrente sanguínea, permitindo níveis estáveis de açúcar no sangue e melhor controlo do humor. Níveis de açúcar no sangue muito baixos podem levar a irritabilidade e alterações de humor.

Bananas
créditos: Unsplash

5. Aveia

A aveia é um grão integral que pode mantê-lo de bom humor, pois é uma excelente fonte de fibra. A fibra ajuda a retardar a digestão de carboidratos, permitindo uma libertação gradual de açúcar na corrente sanguínea para manter os seus níveis de energia estáveis. A aveia pode ser especialmente vantajosa, dado que também é uma ótima fonte de ferro.

6. Bagas

Comer mais frutas e vegetais está associado a taxas mais baixas de depressão. As bagas (amoras, mirtilos, framboesas, morangos) contêm uma ampla gama de antioxidantes e uma dieta rica em antioxidantes pode ajudar a controlar a inflamação associada à depressão e a outros transtornos de humor. Estes são particularmente ricos em antocianinas e um estudo associou uma dieta rica em antocianinas com uma menor probabilidade de sintomas de depressão.

7. Nozes e sementes

Nozes e sementes são ricas em proteínas vegetais, gorduras saudáveis e fibras. Além disso, fornecem triptofano, um aminoácido responsável pela produção de serotonina que melhora o humor. Nozes e sementes são um grande componente das dietas Mind (dietas da mente) e mediterrânica, que promovem um cérebro saudável, pois limitam a ingestão de alimentos processados. Certas nozes e sementes, como as amêndoas, são boas fontes de zinco e selênio, que são importantes para a função cerebral e estão associados a taxas mais baixas de depressão.

Nozes e sementes
créditos: Unsplash

8. Café

O café é a bebida mais popular do mundo. A cafeína impede que um composto natural chamado adenosina se ligue aos recetores cerebrais que promovem o cansaço, aumentando assim o estado de alerta e a atenção. Além disso, aumenta a libertação de neurotransmissores que aumentam o humor, como a dopamina.

9. Feijões e lentilhas

Além de serem ricos em fibras e proteínas vegetais, estão cheios de nutrientes que promovem o bem-estar. São uma excelente fonte de vitamina B, aumentando os níveis de neurotransmissores como serotonina e dopamina, importantes para regular o humor. A vitamina B desempenha um papel fundamental na sinalização nervosa, o que permite a comunicação adequada entre as células nervosas. Baixos níveis dessas vitaminas têm sido associados a transtornos do humor, como a depressão.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.