Se está sempre à procura da melhor tasca para petiscar, não se preocupe, porque temos como mandá-lo diretamente para uma proposta vencedora: falamos do estabelecimento que venceu o título de Melhor Tasca de Portugal na primeira edição do concurso Tascando.
Este projeto, nascido no Brasil e que aterrou este ano em Portugal em 2024 com vista a "criar um movimento de celebração e preservação da cozinha de raiz popular e familiar e premiar as melhores tascas do país", tal como se definem em comunicado, elegeu então a melhor tasca portuguesa e respetivo petisco de um grupo de 39 inscritas (20 em Lisboa e 19 no Porto).
Da avaliação, que decorreu no mês de maio, a grande vencedora foi a Adega São Pedro, no Porto, que conseguiu o ouro com os ovos rotos. No top 5, encontramos mais três estabelecimentos na cidade nortenha, e apenas um na capital.
Espreite o top 5 e os petisco vencedores.
Créditos da fotogaleria: Tascando
Os espaços vencedores destacaram-se pela comida, mas também "pela qualidade do seu serviço ao público, pelo serviço da bebida, bem como pela higiene do espaço", pode ler-se na mesma comunicação do concurso. Durante os dias da avaliação, entre 10 e 26 de maio, as 39 tascas em Lisboa e no Porto receberam mais de 100 mil pessoas.
“A adesão do grande público excedeu em larga margem a nossa expectativa (...) sentimos que fizemos o nosso trabalho para realmente mostrar aos portugueses o que de melhor se faz na cozinha de raiz popular e familiar. Lançando o mote para a segunda edição, queremos aumentar o número de tascas participantes de forma a levar este conceito a mais consumidores e, consequentemente, conseguirmos enaltecer os sabores da 'comida caseira' que são parte do nosso património cultural e gastronómico", referiu Miguel Moreira, coordenador do Tascando.