Temos cuidado com iogurtes, fazemos o teste dos ovos, reconhecemos quando a salada já tem demasiados dias e até há quem ferva sempre o leite de cada vez que abre um pacote — mas será que tem mesmo atenção a tudo o que tem no seu frigorífico, principalmente quando falamos de produtos que usamos pouco de cada vez?

Comida podre, roubos e "amostras" suspeitas. 34 histórias de terror de frigoríficos no local de trabalho
Comida podre, roubos e "amostras" suspeitas. 34 histórias de terror de frigoríficos no local de trabalho
Ver artigo

Os condimentos e molhos parecem eternos no frigorífico lá de casa, e mesmo cheirando, nem sempre nos apercebemos que o produto em questão já passou do tempo. Para que não se coloque em risco de comer algo estragado, dizemos-lhe quais são as cinco coisas com que tem de ter especial cuidado, de acordo com uma lista elaborado por especialistas para a "People".

Maionese

Depois de aberta, a maionese pode ser utilizada durante um período máximo de dois meses. No entanto, se um recipiente já aberto e permanecer um dia sem refrigeração, é altura de o deitar fora.

Devido à base de ovos crus, deixar a maionese ou qualquer produto à base de maionese à temperatura ambiente ou no frigorífico durante mais tempo do que a data de validade aumenta o risco de contrair doenças de origem alimentar, como salmonella. Provavelmente, também vai notar um um sabor e um cheiro diferente quando a maionese já tiver atingido o seu tempo máximo de consumo.

Tudo o que contenha maionese deve ser deitado fora assim que atingir o prazo de validade. Os molhos à base de maionese, como os molhos tártaros e os aiolis, têm as mesmas regras. A maionese fechada tem um prazo de validade de cerca de três a quatro meses.

Molhos de salada

Os molhos cremosos para salada, quando não são substituídos com frequência, também são um terreno fértil para doenças de origem alimentar. Muitos contêm variedades de ingredientes à base de ovos ou de queijo, que podem deteriorar-se rapidamente e aumentar as hipóteses de crescimento de bactérias se não forem deitados fora após a data de validade indicada no rótulo.

Tal como a maionese, os molhos para salada têm uma vida útil de até dois meses depois de abertos. 

Molhos com açúcar

Muitos molhos comprados em lojas, como o ketchup, o molho barbecue e o molho de cocktail, são feitos com conservantes açucarados que ajudam a prolongar o prazo de validade. No entanto, isso não significa que a data de validade seja uma sugestão.

Este tipo de molhos fechados podem durar até 12 meses na sua despensa. Depois de abertos, têm cerca de seis meses de utilização antes de começarem a ganhar bolor. Esteja atento ao cheiro, à descoloração e a um crescimento de bolor semelhante a penugem para evitar consumir um molho que se estragou.

Condimentos com vinagre

Uma variedade de condimentos no seu frigorífico são provavelmente feitos com alguma variação de vinagre. Os molhos com elevado teor de vinagre, incluindo a mostarda, podem durar até três anos na despensa, mas apenas cerca de 12 meses depois de abertos e guardados no frio.

Certifique-se de que controla os cheiros estranhos e prove antes de o utilizar.

Molho de soja

Tal como os condimentos à base de vinagre, o molho de soja tem um prazo de validade mais longo do que outros molhos. Fechado, o molho de soja pode ser seguro até três anos. No entanto, tem uma data de validade recomendada de um ano após a abertura