Há quem beba café com açúcar, adoçante, com um pau de canela e há mesmo quem prefira degustá-lo ao natural, sem acrescentar nada. Mas também há cada vez mais adeptos de um ingrediente inusitado nesta bebida: o sal. É que, segundo os entendidos na matéria, é a forma mais fácil de tirar a amargura do café.

Se não acredita, prepare-se: há evidências científicas que comprovam esta prática. Um estudo da Universidade de Oxford, publicado em 1995 e citado pela "DW", dá conta de que "o sal é eficaz em disfarçar o sabor amargo, já que, quando adicionado a uma mistura de compostos doces e amargos, faz com que a mistura adquira um sabor caramelizado".

Viana do Castelo. Ganhou 288 mil euros numa raspadinha e pagou as bebidas a toda a gente no café
Viana do Castelo. Ganhou 288 mil euros numa raspadinha e pagou as bebidas a toda a gente no café
Ver artigo

Além destes estudos, os especialistas em café (popularmente conhecidos como baristas) também corroboram a utilização deste ingrediente, quando o objetivo é reduzir a amargura. "A nossa língua possui receptores gustativos que detetam iões de sódio e nos permitem sentir o sabor salgado. Essa salinidade também amplifica a doçura e reduz a amargura, o que explica porque é que adicionar uma pitada de sal pode melhorar muito o sabor do café", explica o barista James Hoffman, citado pela mesma publicação.

Mesmo que se pense que isto se trata de uma novidade, há países em que este hábito já está mais que implementado. É o caso do Vietname, em que o café é salgado e ao qual se junta leite condensado, com o objetivo de obter uma infusão com sabor mais caramelizado, ou da Suécia, onde se acompanha o café com carne ou queijos.

No entanto, ainda que uma pitada de sal possa deixar o café menos amargo, realçando simultaneamente sabores que de outra forma se perderiam, também há alguns riscos, como o aumento do risco de tensão alta, doenças cardíacas e derrames. Mas, se pensarmos bem, as desvantagens são as mesmas para quem tem o hábito de consumir açúcar em demasia.