Chama-se McPlant e é a nova aposta da McDonald's para um público cada vez maior e mais exigente: o dos veganos e vegetarianos. O novíssimo hambúrguer, à venda em Portugal desde esta quinta-feira, 8 de setembro, é criado em colaboração com a empresa líder em proteína vegetal, a Beyond Meat, que desenvolve produtos que procuram um sabor e textura o mais próximo possível da carne.
A MAGG já provou o McPlant, que apresenta um hambúrguer tenro e suculento, de textura e sabor semelhantes à carne, feito à base da proteína de ervilha e arroz. O pão traz sementes de sésamo no topo.
O novo conceito é destinado aos “curiosos”, que gostam de experimentar novidades e coisas diferentes, mas sobretudo ao público vegetariano, vegano ou com uma “dieta flexitariana”, pessoas que geralmente consomem uma dieta vegetariana, mas que, ocasionalmente, comem carne ou peixe.
O McPlant não procura ser (e não é) uma imitação de um Royal Deluxe, por exemplo. Tem uma textura mais mole e é possível sentir um sabor diferente do tradicional logo na primeira dentada. O hambúrguer é cozinhado na mesma grelha que os produtos à base de carne, mas não em simultâneo e sempre com limpeza de placas entre rodadas.
Apesar de o hambúrguer McPlant ser de base vegetal, a sanduíche contém ingredientes de origem animal, nomeadamente o queijo cheddar e a maionese. Mas pode sempre pedir para retirar qualquer um destes ingredientes e passar a ter uma sanduíche vegana.
O preço que vai encontrar para o menu do McPlant, com acompanhamento e bebida, é de 6,20€. Contudo, cada restaurante é livre para, nos termos da lei, praticar os seus próprios preços (é o que se verifica, por exemplo, nos espaços nos aeroportos).
No mercado europeu, o McDonalds de Portugal é o sexto país a incluir o McPlant nos menus, contando com Reino Unido, Irlanda, Áustria e Dinamarca.