Em novembro de 2023, Miguel Rocha Vieira surpreendida ao abandonar os comandos do Anfíbio, restaurante na Doca da Marinha, em Lisboa, menos de um ano depois da abertura do espaço. Agora, o chef de 45 anos, volta a surpreender com uma novidade profissional.
Miguel Rocha Vieira vai, juntamente com o chef francês Pierre-Olivier Petit, liderar a gastronomia de oito unidades hoteleiras do grupo Mercan em Portugal, que são geridas pela da AHM - Ace Hospitality Management. "O objetivo é criar diferentes marcas e identidades gastronómicas, apostando na qualidade, inovação e portugalidade", pode ler-se em comunicado enviado pela AHM.
10 restaurantes, 5 bares e 2 rooftops vão passar a estar sob a alçada da dupla de chefs. A partir de março, Rocha Vieira e Petit vão intervir nos restaurantes da Casa da Companhia (Porto), Arts Hotel (Porto), Sé Catedral Hotel (Porto) e Fontinha Hotel (Porto), no rooftop, bar e restaurante do Renaissance Porto Lapa Hotel (Porto) e no rooftop do Hilton Garden Inn (Évora).
“Tenho sempre sido associado ao fine dining, mas gosto de me reinventar, de aprender e de fazer coisas diferentes. Criar algo do zero, poder estar presente de norte a sul do país e ter a oportunidade de quebrar este estigma associado aos restaurantes de hotel é algo muito interessante e estimulante. Este investimento vai permitir-nos deixar uma marca no universo da hotelaria em Portugal, penso que 2024 não poderia ter começado da melhor forma”, diz Miguel Rocha Vieira em comunicado.
Mas desengane-se quem pensa que o também jurado do "Masterchef Portugal", que tem três estrelas Michelin no currículo (uma conquistada em Portugal, no restaurante Fortaleza do Guincho, e duas na Hungria, no Costes e Costes Downtown) vai ficar arredado das cozinhas. Enquanto o chef francês estará responsável pela gestão da parte logística e financeira das operações, Miguel Rocha Vieira vai estar nas cozinhas, "garantindo a qualidade do produto e o acompanhamento das equipas, compostas por um total de 250 colaboradores", avança ainda a AHM em comunicado.
Ao longo de 2024, o grupo Mercan vai investir 54,6 milhões de euros em Portugal, que se vão traduzir na inauguração de três novos hotéis, no Porto, em Évora e em Beja.