Às montras de Eric Kayser Portugal, sempre com pães apetitosos amontados, acaba de chegar mais uma variedade: é o pão de trigo barbela, com crosta estaladiça e miolo macio e alveolado. É mais uns dos pães de massa mãe (massa fermentada naturalmente através de uma cultura simbiótica de lactobacilos e leveduras) da padaria e pastelaria de inspiração francesa, que uma vez em Portugal tenta usar o que é nosso, desde os ingredientes ao sabor.

O novo pão, chamado de Pão da Herdade, é feito com cereais antigos nacionais e de forma mais sustentável. Isto porque o trigo de barbela usado neste novo pão foi produzido sem recurso a herbicidas ou adubos químicos e respeita um modelo de agricultura sustentável.

Acabadinha de sair do forno: há uma nova padaria Gleba em Campo de Ourique
Acabadinha de sair do forno: há uma nova padaria Gleba em Campo de Ourique
Ver artigo

É bom para o planeta e para nós, que graças a este trigo podemos comer um pão com um menor teor de glúten do que os demais e mais rico nutricionalmente: tem fibras, vitamina E, óleos e selénio. Resultado? Um pão fácil de digerir, embora difícil de resistir (o entusiamo pode levar a comer várias fatias de uma vez).

Pão da Herdade Eric Kayser Portugal
Pão da Herdade Eric Kayser Portugal créditos: divulgação

Tal como o cereal antigo, o método usado também o é: o Pão da Herdade é feito com recurso ao cultivo natural, moagem tradicional dos grãos de trigo em pedra de mó e a confeção é feita de modo artesanal por mestres padeiros.

O novo pão da Eric Kayser Portugal pretende assim trazer de volta o pão saudável de antigamente (sem listas gigantes de ingredientes, entre eles aditivos, como aquelas que vemos nas prateleiras do supermercado) e especial: é raro encontrar um pão com sabor a cereal torrado e aquela ligeira acidez que faz lembrar o pão caseiro que só se come quando viajamos para uma aldeia onde o pão que vai ao forno continua a ser o mesmo de outrora.

Agora já não tem de ir tão longe, uma vez que o Pão da Herdade já está disponível em todas as lojas Eric Kayser, desde o Almada Fórum ao El Corte Inglés, em Lisboa. Cada pão custa 3,90€.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.