Final do dia, liga a televisão e enquanto passa a roupa ou simplesmente descontrai no sofá, no ecrã é a Tia Cátia, no 24Kitchen, ou Luísa Sobral, na SIC Mulher, que estão a fazer-lhe companhia e a dar ideias para o jantar. Confesse: raramente passa das receitas à prática, mas não é isso que vai acontecer neste novo curso. O chef de cozinha Pedro Sommer, autor do projeto Sommer Cook, acaba de lançar mais um curso de cozinha, em formato online, que promete fazer de si o anfitrião dos almoços e jantaradas da estação. É esse mesmo o propósito do curso online de cozinha de verão by Chef Pedro Sommer, o terceiro desde o início da pandemia.
O chef estava em Moçambique quando o governo decretou o primeiro confinamento e veio de imediato para cá, deixando a abertura de um restaurante para trás. Uma vez em Portugal, ficou dividido entre duas opções: fazer comida para take away ou dar aulas, algo com que Pedro e a mulher Sarah Sommer Ribeiro, também na Sommer Cook, já faziam com frequência. Uma vez que vivem na Praia Grande, Sintra, o take away exigia uma logística extra. Por isso, o casal optou pelas aulas — que revelaram ser um sucesso imediato, com cursos esgotados.
O primeiro curso foi em março de 2020, o segundo em março de 2021 e não vai ser preciso esperar um ano para aventurar-se no terceiro: o curso online de cozinha de verão by chef Pedro Sommer começa já esta quarta-feira, 14 de julho. Tal como os restantes, vai juntar pessoas de todo o mundo com um só motivo: aprender a cozinhar como um chef e até estar apto para servir a rainha Isabel II, tal como fez Pedro Sommer quando passou pela cozinha do The Dorchester Hotel, em Londres.
Do seu currículo faz ainda parte uma passagem pelo hotel Ritz Four Seasons, em Lisboa.
"As pessoas, principalmente os alunos dos primeiros cursos da primeira e segunda edição, têm pedido bastante e, como os primeiros cursos tiveram bastante impacto, as pessoas continuaram a procurar-nos muito. Agora, como o sol começou a brilhar, as pessoas começaram a ter curiosidade sobre novos pratos e coisas mais frescas", explica Sarah Sommer Ribeiro à MAGG sobre o motivo para o arranque de mais uma formação.
Daqui, os alunos sairão com ferramentas para aventurarem-se numa "cozinha mais fresca, mais natural, mais ligada à terra" e também com uma abordagem mais sistémica, da qual são exemplo as águas aromatizadas ensinadas no curso.
Serão quatro aulas, mais de vinte receitas e participantes de todas as nacionalidades e também idades (são permitidos chefs aprendizes a partir dos 15 anos). Quem sabe se será neste curso que os jovens vão descobrir a sua vocação, ou simplesmente o prazer de comer coisas que nunca imaginaram.
Isto porque o menu, já delineado, conta com um gaspacho verde de abacate com poejos nas entradas, quiche com farinha integral, tomate cereja e manjericão nos snacks. Nos pratos principais vai ser ensinado um peixe ao sal aromatizado com citrinos e tomilho. Sem esquecer as sobremesas, os participantes vão aprender a fazer uma fresca sopa de pêssego com poejo ou um parfait de chocolate com frutos do bosque e bolachas de aveia.
Todo o menu foi pensado para oferecer opções saudáveis numa mesa de verão porque o calor pede sabores leves. "Pelo verão, para ser mais leve, e também pela saúde. Há cada vez mais a preocupação de usarmos cada vez menos açúcares refinados ou produtos processados. Fomos à base", refere Sarah Sommer Ribeiro.
Assim, mesmo nas sobremesas (sem açúcares refinado), seja um parfait ou um gelado de morango e manjericão, é para ser comido sem remorsos (e feito com todo o amor que será também transmitido nestas aulas de cozinha).
O curso começa esta quarta-feira, 14 de julho, e as restantes aulas acontecem a 15, 20 e 21 de julho, entre as 18h15 e as 20h45. É o horário perfeito para ter tudo pronto a tempo do jantar, seja no jardim ou na varanda aquecida pelo sol dos dias longos. As receitas, lista de compras e material necessário ser-lhe-ão enviados mal faça a inscrição e o pagamento do curso de quatro dias. Custa 119€ (mais IVA).