Sabia que 1,3 bilhões de toneladas dos alimentos produzidos em todo o mundo são desperdiçado? Ou que na União Europeia se desperdiçam anualmente cerca de 173kg de alimentos por pessoa? O desperdício alimentar é uma realidade com a qual todos nós já nos deparámos, mas que muitas vezes acabamos por ignorar. Mas quando olhamos para estes dados reais, apresentados pela Fusions, a situação torna-se assustadora e faz-nos pensar que, provavelmente, contribuímos todos os dias para que este resultado aumente.

Ajudar a diminuir estes números é precisamente o objetivo de Sofia Magalhães com o novo livro "Da Raiz à Rama". Depois de um percurso profissional de cerca de 15 anos na área da comunicação, em 2017, a autora do "Blog da Spice" decidiu profissionalizar-se em culinária e é através da cozinha que tenta agora mudar o mundo.

Entrevista à guru do zero waste. "Viver sem desperdício não é coisa de hippies"
Entrevista à guru do zero waste. "Viver sem desperdício não é coisa de hippies"
Ver artigo

"Há dois anos que faço workshops, publico e partilho várias dicas, e criar este livro fez-me todo o sentido. Sempre gostei de cozinhar, mas confesso que nunca pensei fazer disso carreira. Entretanto comecei o meu blogue a título de brincadeira, mas ganhou asas e cheguei a um ponto em que já não me revia a trabalhar na área da comunicação e marketing", conta a especialista de 39 anos à MAGG

Depois de concluir o curso de culinária macrobiótica no Instituto Macrobiótico Português, Sofia pôs mãos à obra, neste caso à cozinha, e nunca mais parou. Apesar de a macrobiótica ser a base das receitas que apresenta, a autora explica que este tipo de alimentação dá a oportunidade às pessoas de criarem a sua própria realidade alimentar. "Acho que isso é muito importante porque não precisamos de nos encaixar em rótulos que já existem. Cada corpo é um corpo e devemos encaixar na nossa realidade alimentar aquilo que faz sentido para nós", afirma.

O livro editado pela Zero a Oito está à venda por 18,99€.

"Da Raiz à Rama" (editado pela Zero a Oito, 18,99€) é o livro que nos ensina a fazer vinagre caseiro com cascas de fruta, gaspacho com salada velha, bolo de cenoura com rama, ou ainda um brownie com a água de cozer o grão. Ao todo, Sofia Magalhães deixa 65 sugestões de receitas, organizadas por tipo de desperdício. "Muitas vezes, as pessoas têm uma parte do alimento e não sabem o que fazer, então organizei o livro desta forma", explica.

"Eu diria que quase desaprendemos aquilo que os nossos avós faziam tão bem, que era aproveitar os alimentos ao máximo. A cozinha tradicional portuguesa é muito conhecida por utilizar tudo e quero é voltar às origens e mostrar que quando utilizamos um alimento, podemos usá-lo da raiz à rama", continua.

Bem-vindo a bordo do voo de sabores da Auchan. 5 receitas com ingredientes do mundo
Bem-vindo a bordo do voo de sabores da Auchan. 5 receitas com ingredientes do mundo
Ver artigo

Mas, afinal, que pequenos passos podemos dar no nosso dia a dia para combater o desperdício? Segundo Sofia, o primeiro grande passo é passarmos a ter noção daquilo que implica o desperdício. "A maioria das pessoas pensa que quando atira uma maçã para o lixo é só aquela maçã que está a desperdiçar, mas esquece-se de que há toda uma cadeia que fez com que pudéssemos ter aquela maçã. Foram utilizados recursos como água, transportes, mão de obra para que aquela maçã chegasse até nós e é tudo isso que estamos a deitar fora", explica.

Assim, além das receitas, Sofia sugere ainda dicas que todos podemos adotar diariamente para evitar o desperdício alimentar. Segundo a autora, planear as receitas da semana e seguir uma lista de compras rigorosa é um dos truques para que não coloquemos no carro do supermercado mais do que aquilo que vamos precisar. Comprar a granel e apostar em produtos biológicos e sazonais pode também ser uma boa alternativa. Quanto aos alimentos fora de validade, aconselha a que antes de os deitarmos fora tentemos perceber se estão realmente impróprios para consumo.

Para quem sempre quis dar uma segunda vida à salada velha ou à água de cozedura de grão e não sabia como, deixamos duas sugestões de receitas que prometem fazê-lo perceber que, na cozinha, nada se perde.

Gaspacho de Salada Velha

Gaspacho de saldada velha
créditos: "Da Raiz à Rama" Divulgação

Ingredientes: 

— 170g de curgete
— 80g de abacate maduro
— 2 dentes de alho
—  350-400 ml de água
—  50-100g de sobras de salada de alface
— 10-15 folhas de manjericão fresco
—  sumo de 1/2 limão
—  azeite a gosto
— sal marinho a gosto
—  pimenta-preta a gosto

Toppings (opcional) 

— 50g de amêndoas laminadas
—  Ervas frescas (hortelã, manjericão ou outra que prefira)

Modo de preparação: 

Lave a curgete, retire a casca ao abacate e composte-a. De seguida, coloque todos os ingredientes num liquidificador potente, à exceção do sumo de limão, do azeite, do sal e da pimenta. Triture tudo até ficar bem cremoso, prove e tempere de seguida a gosto com sal, pimenta e um fio de azeite. Junte sumo de limão, caso necessite de incutir um sabor mais ácido, e volte a triturar. Assim que o sabor estiver ao seu gosto, coloque o gaspacho no frigorifico durante, pelo menos, uma hora.

Entretanto, torre as amêndoas numa frigideira em lume médio apenas até ficarem douradas. Transfira para um prato e reserve. Por fim, sirva o gaspacho com o topping de amêndoas e as ervas frescas (opcional).

Brownie

Brownie
créditos: "Da Raiz à Rama" Divulgação

Ingredientes: 

— 90g de água fria de cozer o grão
— 12og de açúcar mascavado escuro
— 50g de chocolate preto (mínimo 70% de cacau)
— 70g de manteiga de avelã (5 colheres de sopa)
— 120g de farinha de espelta branca
— 20g de cacau cru em pó
— 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
— 1 colher de café de sal
— 1 colher de sopa de café de cevada ou 1 colher de café solúvel
— 20g de avelãs picadas

Modo de preparação: 

Pré-aqueça o forno a 150ºC e forre um tabuleiro de brownies com papel vegetal. Na taça de uma batedeira, junte a água do grão e o açúcar e bata durante dez minutos, até criar uma mistura fofa, cremosa e bege. Entretanto, derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria e numa taça misture os ingredientes secos (exceto as avelãs).

Com a batedeira ligada, adicione a pouco e pouco a mistura de chocolate até estar bem incorporada. De seguida, junte o preparado dos secos, sempre a pouco e pouco, sem parar de bater.

Após tudo estar bem incorporado, transfira a mistura para a forma e espalhe bem com a espátula. Coloque por cima as avelãs picadas e leve ao forno durante 20-25 minutos a 150ºC, até o topo ficar brilhante e o centro ainda estar ligeiramente húmido. Por fim, retire e deixe arrefecer durante 10-15 minutos e sirva.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.