Este artigo tem mais de 4 anos
O que nos impede de fazer um delicioso pesto em casa? Por vezes, a preguiça, mas essencialmente o preço proibitivo dos pinhões e também da erva base deste molho italiano, o manjericão.
Os italianos vão perdoar-nos a aldrabice desta receita de pesto sem os dois ingredientes clássicos, pinhões e manjericão. Os preços muitas vezes proibitivos do fruto seco e da erva aromática fazem com que evitemos fazer pesto em casa e optemos por comprar o produto já preparado: nada contra o pesto embalado mas... o sabor não é o mesmo.
Para que possa desfrutar de uma pasta cozida al dente, coberta por uma deliciosa camada de pesto, sugerimos uma versão económica deste molho da região da Ligúria. Ideal para um jantar com amigos, para um almoço romântico a dois ou para uma sessão de cinema a solo, no sofá, com uma taça fumegante de esparguete.
Pesto de rúcula com nozes
(para 6 doses)
- 4 chávenas de folhas de rúcula
- 8 dentes de alho esmagados com uma faca
- 3/4 chávena de nozes partidas ao meio
- 1/2 chávena de azeite
- 1/4 chávena de queijo parmesão ralado (ou Grana Padano)
- Numa frigideira em lume médio, coloque algumas gotas de azeite. Salteie os alhos durante 2 a 3 minutos até que fiquem dourados. Reserve.
- No processador de alimentos (ou, se quiser fazer à moda antiga, no almofariz), coloque a rúcula, as nozes, os alhos e sal a gosto.
- Enquanto processa, vá juntando lentamente o azeite até emulsionar e resultar uma pasta suave e homogénea. Coloque o pesto numa taça, junte o queijo e misture tudo.
Receita original de Enri Lemoine
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.