Ao contrário do que possa pensar, não precisa de abdicar das receitas de que mais gosta em prol de uma alimentação saudável. Se é uma das resoluções que definiu para o ano de 2023, experimente estas cinco sugestões para refeições que têm tanto de delicioso como de saudável.

Sim, também a pizza pode ser saudável. Quando elimina o glúten, os processados e os conservantes, o seu corpo agradece — incluindo a sua boca, que não vai ficar desiludida com aquilo que prova por qualquer dieta ou objetivo que parece difícil de concretizar.

Há um novo restaurante que dá todo o poder às plantas — e é capaz de converter até os mais céticos
Há um novo restaurante que dá todo o poder às plantas — e é capaz de converter até os mais céticos
Ver artigo

A MAGG reuniu uma mão cheia de receitas fáceis de replicar e parecidas à comida de conforto que tanto adora, mas com um twist, tornando-as menos prejudiciais à sua saúde e ajudando-a a caminhar em direção à reeducação alimentar.

Apostámos em opções vegetarianas e veganas, tendo como ponto de partida o movimento veganuary, o desafio lançado pela Violife (marca que cria alternativas veganas ao queijo) para o mês de janeiro, que pode e deve ser alargado aos restantes meses do ano e que consiste em apostar em mais receitas com ingredientes 100% vegetais.

1. Pizza com cogumelos

Pizza
Pizza Créditos: Violife créditos: DR

Nenhuma comida deve ser associada a um sentimento de culpa e a pizza não é exceção. Ainda assim, caso não consiga ultrapassá-lo, e sinta a falta desta opção alimentar, experimente esta receita. Deve começar por cogumelos, alho francês e cebolinho em azeite numa frigideira.

Quando estes tiverem amolecidos, deve temperá-los com sal e pimenta, antes de retirar a frigideira do lume. Durante este processo, pode pré-aquecer o forno a 220ºC, onde irá colocar a massa para pizza, que lá ficará entre 7 a 10 minutos, depois de barrada com molho de tomate e polvilhada com uma alternativa vegana ao queijo à sua escolha.

2. Lasanha de legumes

Lasanha de legumes
Lasanha de legumes créditos: Instagram

Que tal uma lasanha onde os legumes são os protagonistas, em vez da clássica carne picada? Numa frigideira em lume médio, faz um refogado, onde coloca cenoura ralada, vinagre balsâmico, tomates, sal e espinafres. Depois, tritura, na liquidificadora, tofu, leite e cajus.

Quando já estiverem líquidos, coloca numa segunda frigideira com queijo, farinha e sal. O forno, que deve ser pré-aquecido a 180ºC, é onde colocará o tabuleiro da lasanha, para a qual precisará de folhas frescas e de molho béchamel, fazendo camadas. Depois, vai ao forno por 35 a 40 minutos.

3. Tosta vegana

Tosta
Tosta Créditos: Violife créditos: DR

Pode replicar esta tosta ao aquecer uma frigideira grande em lume médio. Deve adicionar-lhe azeite e um dente de alho, bem como as fatias de pão, que serão grelhadas entre 2 a 4 minutos de cada lado, para dourar. Quando este processo estiver terminado, pode baixar o lume.

Estará na hora de montar a tosta, com tomate, queijo (uma opção vegana) e espinafres, intercalando com uma fatia do pão tostado. Ao pressionar a tosta com a ajuda de uma espátula, vai conseguir que derreta, e só aí estará pronta. Pode servir com algum molho, como pimentão doce.

4. Bolonhesa de soja

Bolonhesa de soja
Bolonhesa de soja créditos: Instagram

A bolonhesa de soja é uma ótima alternativa para reduzir o consumo de carne. Para a fazer, basta colocar esparguete a cozer com um pouco de sal e refogar cebola e alho picados, bem como cenoura cortada aos cubos. Passado alguns minutos, é nessa frigideira que vai adicionar soja granulada.

Pode temperar a soja com polpa de tomate, açúcar, salsa, louro, molho de soja, colorau e pimenta, por exemplo. Entram também em jogo molho de tomate e vinho branco, que ajudarão a apurar tudo, tal como sal. Quando empratar, coloca primeiro o esparguete, depois a soja e polvilha com queijo e manjericão.

5. Penne gratinada

Penne
Penne Créditos: Violife créditos: DR

Para conseguir uma penne gratinada com este aspeto terá de cozer a massa (consoante as instruções indicadas na respetiva embalagem) e de refogar courgete, cebola e alho numa frigideira. Enquanto isso, pode pré-aquecer o forno a 180ºC, onde será feita a magia.

Numa tigela grande, coloca a massa, cerca de 200 gramas de "queijo" (alternativa vegana), creme de côco, tomates secos e e a courgete refogada. Não se esqueça de temperar tudo com uma pitada de sal e pimenta, misturando bem todos os ingredientes. O tabuleiro irá ao forno durante 10 a 15 minutos, até derreter.