Se já existia “comida que fala português”, porque não criar também cocktails que falam a mesma língua? Da Cana é um novo bar em Lisboa, que será inaugurado no dia 15 de novembro, e que deseja tornar-se um ponto de encontro entre culturas e sabores da lusofonia.
Integrado no restaurante Geographia, espaço marcado pelas influências gastronómicas de quase todos os continentes onde outrora existiam territórios portugueses (Europa, África, América e Ásia), o Da Cana pretende homenagear, de forma líquida, a história da cana-de-açúcar e as pontes que a mesma criou entre Portugal, Brasil e o mundo, pode ler-se em comunicado.
Este novo bar é dedicado inteiramente às bebidas produzidas a partir desta matéria-prima - levada pelos portugueses para as suas antigas colónias e que, ao longo dos séculos, ganhou expressão própria em diferentes países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) -, visando estimar a história, a identidade e a diversidade de bebidas como o grogue de Cabo Verde, o rum de São Tomé e Príncipe, a aguardente de Angola, a poncha da Madeira e a cachaça do Brasil.
O Da Cana foi idealizado por Raquel Lopes, embaixadora da cachaça no mundo e empresária luso-brasileira, e Miguel Judice, do restaurante Geographia. A carta do novo espaço explora as nuances tropicais da cana com um olhar sustentável e moderno, reunindo uma seleção de rótulos exclusivos e cocktails de autor, preparados pelo bartender Edu Ribeiro. Todos os cocktails têm um custo de 12€ e o bar funciona das 19 às 23 horas.
Para celebrar a inauguração, entre as 12h30 e as 15 horas deste sábado, o novo espaço vai promover uma feijoada especial, acompanhada de cachaça brasileira, marcando, desta forma (deliciosa), o princípio da programação cultural do bar, que vai incluir degustações, experiências gastronómicas temáticas e encontros com produtores.