Depois do sucesso em Espanha, a marca Kabuki chegou a Portugal, mais concretamente a Lisboa, na reta final do ano passado, a poucos dias do Natal. E apesar de já estarmos em fevereiro, reservou uma prenda para 2022: depois do Kabuki Lisboa, que tem conquistado os verdadeiros apreciadores de comida japonesa nos últimos tempos, há agora um novo conceito da marca que eleva a experiência a todo um outro nível.

O Kabuki Experience, como o nome deixa logo prever, consiste num conjunto de experiências que lhe proporcionam o melhor que a gastronomia japonesa tem para oferecer. No piso superior do espaço onde se encontra o restaurante original, nas galerias do Ritz, o novo conceito inaugura uma sala recheada de luz natural — com vista para a Rua Castilho e para o Parque Eduardo VII —, mas com a elegância que caracteriza a marca. Ou não fosse um dos requisitos, também em Espanha, que os espaços Kabuki estejam associados a luxo e a hotéis de gama alta.

Kabuki. O restaurante japonês de Madrid chegou a Lisboa com opções à carta e menus exclusivos
Kabuki. O restaurante japonês de Madrid chegou a Lisboa com opções à carta e menus exclusivos
Ver artigo

Mas o que é se passa neste Experience, que começou a funcionar justamente esta terça-feira, 15 de fevereiro? É seguro dizer que um dia não é igual ao outro, porque o conceito desta novidade são os menus temáticos, que mudam diariamente. Assim, de terça-feira a sábado, a semana começa com o menu japonês clássico, às quartas-feiras é dia da família do atum, e às quintas-feiras das gyozas e yakitoris. A semana termina com o menu Kabuki sushi (uma espécie de conjugação dos melhores pratos do Kabuki), e aos sábados é vez dos noodles, de uma forma a aproximar a oferta das famílias e tendo em conta os gostos dos mais pequenos.

Kabuki
O novo Kabuki Experience fica no piso superior do restaurante original.

Os menus são servidos apenas ao almoço (com preços entre 65€ e 85€ por pessoa, sem bebidas, conforme o dia escolhido), horário em que funciona o Kabuki Experience. Ao jantar, esta sala, com capacidade para cerca de 30 pessoas, será destinada a eventos privados ou grupos grandes com a oferta do Kabuki Lisboa.

Não provámos mais nenhum, mas é difícil superar o menu de quarta-feira

A mestria do chef espanhol Andrés Pereda, que veio do Kabuki Komori em Valência, onde chefiou a cozinha durante 10 anos, para dirigir o espaço da capital, é aplicada também nestes menus Experience, que a MAGG teve oportunidade de experimentar. E se é verdade que salivamos quando vemos à nossa frente uma farta travessa recheada de peças de sushi, aqui a experiência dita que saber esperar e ter tempo para degustar cada peça é a melhor alternativa para aproveitar em pleno estas pequenas delícias que nos passam pelas papilas gustativas.

Kabuki
O chef Andrés Pereda veio do Kabuki Komori em Valência, onde chefiou a cozinha durante 10 anos

Visitámos o novo espaço a uma quarta-feira, o que ditou que a família do atum fosse o menu que nos calhou em rifa — e aqui entre nós, ainda bem, que sabe bem uma pausa do salmão que domina a oferta dos restaurantes de sushi.

E já que os nomes nem sempre são fáceis de descortinar, nada como descrever passo a passo este menu que nos conquistou logo à partida. A refeição começa com um trio de entradas: um nigiri de gelatina de atum com tomate fresco, um ceviche tépido de atum meio gordo e um croquete de atum sukiyaki. E apesar de este ser um "pontapé de saída" com nível Cristiano Ronaldo, o mais incrível é que o croquete, a parte do trio em que depositávamos menos esperanças, foi o mais surpreendente e delicioso.

Kabuki
O croquete de atum sukiyak foi a entrada mais surpreendente.

Seguimos caminho para um corte fino de lírio e as suas ovas, que se o aspeto é bom, o sabor ainda melhor. Começam a faltar-nos adjetivos para descrever o maravilhosas que estas propostas são quando nos chega uma das partes mais nobres do atum, toro, a barriga do peixe, que aqui é servida num tártaro com caviar e wasabi a gosto preparado mesmo à nossa frente, a fazer lembrar a forma como o clássico bife tártaro da Cervejaria Liberdade também nos chega à mesa uns metros abaixo, na Avenida da Liberdade.

Kabuki
Ainda estamos a pensar neste tártaro de toro.

Menu de sushi não podia terminar sem uma seleção de oito nigiris Kabuki, que nos chegam um a um e prontos a serem comidos à mão, à boa maneira japonesa — e sem cá sojas a disfarçar o verdadeiro sabor dos produtos. Para fechar em beleza os pratos principais, a barriga de atum regressa à mesa, desta vez cozinhada a baixa temperatura, com caldo ibérico e rosmaninho.

Não faltam duas sobremesas para o toque final: primeiro, um pudim mochi, seguido de um gelado tradicional japonês laminado à nossa frente.

Quantas estrelas para o Kabuki Experience? Cinco, tal como as do Ritz, cujas galerias alojam o novo Kabuki Lisboa.

Morada: Rua Castilho 77, Lisboa
Telefone: 212 491 683
Horário: 12h30-15h (encerra ao domingo e segunda-feira)

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.