Apesar do fim de semana de inverno que temos pela frente, o verão não tarda. E se há algo que combina com a estação mais quente do ano é uma cozinha muito mais virada para o peixe e marisco. Mas, calma, que nem tudo são as típicas sardinhas assadas, e podemos acrescentar mais requinte à equação. E na de Henrique Sá Pessoa, o X representa as novas criações do menu Costa a Costa.
Assim, o restaurante Alma regressa a este menu icónico do chef Sá Pessoa, se bem que com muito espaço para a inovação, onde os peixes e mariscos da costa portuguesa são a base dos momentos. "O Costa a Costa é um clássico do Alma. Nasceu como um exercício criativo e exploratório da enorme variedade de espécies do mar, mas rapidamente assumiu o seu lugar obrigatório na nossa cozinha”, refere o chef português em comunicado.
O repasto começa com a nova proposta de entrada, o salmonete assado à portuguesa, com alface do mar grelhada e pimento acidulado, que se junta ao carabineiro com abóbora, harissa e alho negro. Já nos pratos principais, há arroz de tamboril e lavagante nacional, com tomate e coentros, e pescada com lingueirão, cogumelo grelhado e molho de fricassé.
Há novidades na pré-sobremesa, com funcho do mar, melão e dashi, que antecipa o mar e citrinos 2.0, com sorbet de yuzu, algas cristalizadas e curd de citrinos.
Esta nova aposta no menu Costa à Costa, com seis momentos, está disponível ao almoço e jantar, por 185€ por pessoa, sem bebidas. Caso queria acrescentar a harmonização vínica, esta tem um valor adicional de 125€ por pessoa.