Já todos fizemos pão e conheço até quem já tenha feito massa fresca para a carbonara. É desta que todos testamos a frigideira para as panquecas ou que pomos cá para fora a Filipa Vacondeus que sempre viveu cá dentro, mortinha por triturar aquela batata que dá o puré perfeito para o Bacalhau à Zé do Pipo. Bacalhau-à-Zé-do-Pipo. Alguma vez pensou ter tempo em casa para fazer uma receita com nome de pessoa para um almoço de semana? Exato.
Mas já chega de brincar às casinhas, certo? Por muito que não nos importemos de sujar a banca, nada como um jantar fora para cortar a rotina e dar descanso a quem cozinha.
Agora que essa que é uma das atividades preferida dos portugueses estão limitada, há que usar a imaginação e, porque não, preparar uma noite especial por semana para simular uma ida a um restaurante. Afinal, continuamos a brincar às casinhas.
Ponha a mesa, tire as leggins — sim, sabemos que as tem vestidas — ponha uns brincos e, na loucura, um batom. Depois, é só mandar vir a comida do seu restaurante favorito. Esqueça aqui os hambúrgueres e as pizzas — ainda que também as haja de boa qualidade —, e foque-se naqueles restaurantes que normalmente reserva para uma refeição especial.
É que até os mais aclamados chefs tiveram que se reinventar em tempo recorde e, agora, levam a sua casa os pratos que até aqui serviam no restaurante. É o caso do chef Avillez, do Vitor Sobral ou do Sá Pessoa. Mas há mais, tanto em Lisboa como no Porto.
Confira na nossa fotogaleria.