O restaurante Bistro 100 Maneiras, do chef Ljubomir Stanisic, voltou a abrir portas passados cinco meses dedicados a obras de renovação do espaço que abriu pela primeira vez em setembro de 2010, num edifício com décadas de história. O restaurante reabre e com novidades não só no ambiente, como na ementa.

"Paredes, tectos, rodapés - tudo deitado abaixo. Para permitir ao Bistro renascer, como fénix, não das cinzas, mas do caos absoluto em que se converteu durante cinco meses", refere o comunicado que dá conta de uma total transformação do restaurante que voltou a abrir portas a 12 de março.

O bitoque de lagosta é incrível, mas o XXL tem novos pratos (e preços simpáticos para a carteira)
O bitoque de lagosta é incrível, mas o XXL tem novos pratos (e preços simpáticos para a carteira)
Ver artigo

O que mudou no ano em que o Bistro 100 Maneiras completa 12 anos? A cozinha tem novos equipamentos, a sala mantém o emblemático coração instagramável, mas agora numa versão 3D, em pinho nórdico e iluminado por leds, e outra das novidades é o balcão, com caixas de luz em pinho que lembram momentos da vida de Ljubomir Stanisic — projetos de Mário Belém.

Antes de se chegar à "luz, câmara, ação" na cozinha, na sala há apenas luz refletida em cerca de 800 lâmpadas pendentes do teto, mais uma mudança, desta vez resultado de uma ideia da designer Rebeca Pérez.

O logotipo também mudou e o novo, com referências à Art Déco do espaço e aos loucos anos 20, é trabalho de Lopo Carvalho.

O espaço aguça o apetite, as criações da cozinha fazem o resto

A audácia do Bistro 100 Maneiras, assim como o icónico Burek jugoslavo continuam, só que agora apresentam-se de forma diferente na ementa criada pela equipa liderada pelo chef executivo Manuel Maldonado.

Manuel Maldonado
Manuel Maldonado créditos: divulgação

Há agora uma carta diária, com pratos feitas na grelha e outros da secção “Só para Corajosos”, com miudezas, entranhas e outras propostas pouco convencionais, e outra carta fixa, com entradas, clássicos, sobremesas e acompanhamentos já conhecidos no 100 Maneiras — tudo servido em peças Le Creuset e louças da marca Maria - Portugal Terracota.

De maneira nenhuma pode é sair do restaurante sem provar um dos 12 cocktails da nova carta criada por João Sancheira, chefe de bar do grupo e eleito Bartender do Ano 2021 na competição World Class. Nestes são usados ingredientes naturais, com o imaginário de Alice no País das Maravilhas a inspirar os sabores e ilustrações de Tiago Maya a guiar cada passo do caminho.

Quattro Teste. O novo bar de cocktails em Lisboa mesmo para quem não percebe nada do assunto
Quattro Teste. O novo bar de cocktails em Lisboa mesmo para quem não percebe nada do assunto
Ver artigo

Curioso com o que daqui resulta? Levantamos uma ponta do véu: abóbora Sábia, à base de Monkey Shoulder, sálvia, abóbora, maracujá e especiarias; Rainha de Copas, com Hendrick’s Orbium, Noilly Prat, Martini Ambrati, vinagre de sidra, framboesa e melancia; ou o Coco Louco, criado com Brugal Añejo, chá verde “gunpowder”, sésamo preto torrado e coco.

Há também uma nova garrafeira, com jovens produtores, mais pequenos e outros vinhos do mundo, numa seleção feita por Miguel Santos, diretor de vinhos e de front-office.

Quando conhecer a nova identidade que celebra os 12 de maturidade do Bistro 100 Maneiras? De quinta-feira a segunda-feira, é só escolher o dia desta nova experiência.

Bistro 100 Maneiras

Localização: Largo da Trindade, 9, Chiado. 1200-466 Lisboa
Reservas: +351 910 307 575/ info@100maneiras.com
Horário: de quinta a segunda, das 18h30 às 02h, e sábados e domingos das 12h às 15h e das 18h30 às 02h

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.