Está confirmado: o sushi não é apenas uma moda. A prova é o facto de ter sido a categoria de comida mais procurada em 2021 na Zomato. A plataforma revelou as principais tendências gastronómicas em Portugal no ano passado e além do peixe envolvido em arroz, há quem tenha procurado mais vegetais nas cartas dos restaurantes.
A procura por opções saudáveis aumentou de 2020 para 2021 em Lisboa, embora esteja no final do ranking que inclui outras tendências: sushi, hambúrgueres, comida italiana e libanesa, por ordem do mais para o menos pesquisado. É de destacar que, apesar de estarem no fim da lista, as tendências de comida saudável e libanesa entraram pela primeira vez nos tops nacionais da Zomato.
Já no Porto, além do sushi que também lidera a lista dos tipos de comida mais pesquisados, segue-se o café, pizza, comida portuguesa e tapas. As últimas posições, mais tradicionais, ocuparam os lugares que anteriormente pertenciam aos hambúrgueres e à comida mexicanas.
Em ambas as cidades, as esplanadas, espaços com brunch e espaços à beira rio estão no top três dos atributos procurados.
Outras surpresa em 2021 foi a pesquisa por opções vegan, que aumentou 12,4% face ao ano anterior, e também de opções sem glúten, expressão pesquisada mais 12 vezes relativamente a 2020.
A Zomato não serve apenas para ver os menus (e fotos de babar dos restaurantes), é também uma plataforma que permite fazer reservas diretamente com os restaurantes. E não é que desde o final do primeiro confinamento, em 2020, até 2021, as reservas aumentaram quase 50% — 61% online e 39% por telefone? Já não há quem arrisque perder o lugar no restaurante e o ideal é que reserve e apareça mesmo para ajudar os estabelecimentos que ainda lutam contra o impacto da pandemia.
Os dias úteis são os que têm mais marcações e, ao contrário dos espanhóis, os portugueses gostam de jantar cedo, sendo que tanto durante a semana, como ao fim de semana, o horário preferido é entre as 20h e as 20h30.
Ir a um restaurante já não é ir só comer fora, é também uma experiência que merece ser partilhada e mais 1,7 dos utilizadores da plataforma deixaram o feedback de barriga cheia, ou nem tanto. A maioria fez boas avaliações, mas no quando há queixas as principais são sobre a comida (47%) e o espaço é o que recebe menos pontos negativos (18%).
Fica a incógnita sobre o que vai marcar as tendências gastronómicas em 2022, mas, segundo alguns chefs, o sushi pode ser destronado pela "comida da conforto".
Destacam-se os pães, estufados e pastas, bem como pratos com vegetais e lasanha — pratos que podem vir a dominar a oferta dos restaurantes em 2022, de acordo com os chefs Phelix Gardner, do PAGO, em Salt Lake City, capital do estado de Utah, nos Estados Unidos, e Amy Yi, do Genuine Foods, em Washington, respetivamente, à revista "Food & Wine Magazine".