A About You, a loja de roupa online que chegou a Portugal em outubro do ano passado, decidiu homenagear os melhores criadores de conteúdo digital da Europa. A cerimónia de entrega de prémios decorreu esta quinta-feira, 26 de maio, em Milão, uma das capitais da moda mundial. E a MAGG não faltou.

Eram 50 os criadores de conteúdo nomeados, existindo cinco categorias: Estilo, Entretenimento, Empoderamento, Live (Direto) e Criação Digital. Uma mão cheia de portugueses — Clara Silva (Clara Não), Lucas Rodrigues (Lucas With Strangers), Sofia Coelho, Hugo Suíssas e Diogo da Silva (Move Mind) — conseguiram a honra de estar entre os nomeados.

About You Awards. Já conhece os 5 portugueses nomeados?
About You Awards. Já conhece os 5 portugueses nomeados?
Ver artigo

Apenas Diogo da Silva trouxe o "caneco" para casa. Ao ser chamado ao palco para receber o prémio, o streamer da plataforma Twitch estava visivelmente nervoso. Avisou que não sabia falar muito bem em inglês e recorreu ao telemóvel para ler o discurso que havia preparado. Mais tarde, falou com a MAGG sobre este reconhecimento.

A nossa experiência nos About You Awards 2022

Aterrei ao final da manhã no aeroporto de Milão-Malpensa, que fica bastante longe do centro da cidade, e fui deixar a mala ao hotel Nyx Milano, onde fiquei hospedada. Com receio de chegar tarde, dirigi-me às 15 horas para o local do evento (o Superstudio Maxi, na Via Moncucco, 35), sendo que a cerimónia apenas arrancava por volta das 20 horas.

Como seria de esperar, era cedo de mais para poder entrar. Ainda assim, consegui dar uma volta pelos bastidores, testemunhando a azáfama com que a crew se deslocava de um sítio para o outro, e também um cone gigante farfalhudo (é a melhor forma de o descrever) cujo interior continha um bar e as iguarias que mais tarde seriam servidas.

About you
MAGG

Isto, claro, até me pedirem, gentilmente, para sair. Ofereceram-me uma coca-cola fresquinha (ótima para aguentar os 30ºC que se faziam sentir) e arrivederci. Era demasiada a antecedência, mas em Milão não há tempo perdido. O que se perde, pelo menos no meu caso, é a noção de algumas diferenças culturais, como o facto de todos os restaurantes deixarem de servir almoços a partir das 14h30.

Depois de uma jornada de mais de meia hora pelos subúrbios de Milão (iguais a todos os outros), na tentativa de encontrar um sítio que servisse qualquer tipo de comida, contentei-me com uma tosta mista numa esplanada. De barriga entretida e depois de passar algum tempo a refrescar, era altura de voltar. "Hello, Madam" era como me recebiam à porta do local da cerimónia.

A partir das 17 horas, pude dirigir-me à Press Room, a sala destinada à imprensa. Escusado será dizer que fui a primeira a chegar. Uma hora passou num instante, à conversa com outros jornalistas europeus, até que nos vieram buscar. O relógio batia as 18 horas certas, que é como quem diz, hora da Red Carpet.

Drones, acrobacias e feijões. Uma red carpet dos tempos modernos

Red carpet que, de vermelho, nada tinha. Em vez disso, o tapete que as celebridades pisavam era roxo. Posicionei-me perto do nosso lugar, indicado com um papel onde estava escrito "MAGG PORTUGAL", e aguardei, expectante, por quem aí vinha. Com algum atraso, lá foram aparecendo algumas caras (para mim, desconhecidas).

"Esta ganhou o Germany's Next Topmodel", esclarecia-me uma jornalista alemã. "Este tem milhões e milhões de seguidores no TikTok", revelava um fotógrafo. A partilha do conhecimento chegou ao fim quando o ritmo da passadeira aumentou. Fiz a festa sozinha quando vi o primeiro português na carpete: Lucas With Strangers.

Depois de conversar, contra o tempo, com o tiktoker, não tardou a surgir a ilustradora Clara Não, (clara)mente a combater a timidez, mas sempre simpática. Sofia Coelho, influencer de moda, também parou para falar com a MAGG. Desejei boa sorte a cada um e continuei a tentar reconhecer as caras que por ali passavam.

Até que surge Ester Expósito, atriz espanhola cujo papel em "Elite", da Netflix, a catapultou para a fama. As oportunidades de falar com os convidados eram cada vez menores, mas lá consegui arrancar uns "besos" para o público da MAGG. Também Nikkie de Jager, ou Nikkie Tutorials, como ficou conhecida graças ao canal de Youtube, veio dizer um "olá" muito rápido à nossa revista, já que tinha de se preparar para apresentar a cerimónia.

Uns sentavam-se no chão, outros saltavam ou faziam acrobacias. Houve até quem exibisse um baralho de cartas ou quem fizesse jogos com feijões (uns bons, outros intragáveis, à sorte). Um drone contornava os VIP e, falando neles, Chiara Ferragni, ícone da moda italiana, também marcou presença na Red Carpet. Não falou com jornalistas e também não demorou a abalar. Mas ficámos entretidos com Khaby Lame. Não reconhece o nome?

Trata-se do jovem senegalês de 22 anos que, em pouco tempo, conseguiu mais de 130 milhões de seguidores no TikTok sem abrir a boca. Nesta edição dos About You Awards, foi distinguido com o título de ídolo do ano. Quanto aos looks, houve de tudo: uns sem qualquer esforço (nada dignos de uma red xarpet), outros mais elaborados, uns mais descontraídos e outros irreverentes.

O fluxo de famosos voltou a diminuir e, em pouco tempo, toda a gente se dirigia ao interior do estúdio, onde iria decorrer a entrega de prémios. Nikkie de Jager andava em círculos, à volta de um cubo, para apresentar cada uma das categorias. Conversava com os candidatos, fazia piadas e, carismática como a conhecemos, soltava gargalhadas do público. "Parem com a merda da guerra", aproveitou para frisar, numa das intervenções.

As estatuetas pontiagudas, em forma de pirâmide, iam sendo entregues aos vencedores, assim eleitos pelos votos do público e do júri, que contou com Isabel Jorge de Carvalho, founder e CEO da agência de comunicação portuguesa Global Press. Além de Isabel e dos cinco portugueses nomeados, também o público contava com "tugas".

Os prémios só foram entregues a alguns, mas todos festejaram

Vários criadores de conteúdo e influencers portugueses estiveram na plateia a aplaudir, tais como Paulo Borges (mais conhecido por Wuant), Vanessa Martins, Olívia Ortiz e Bárbara Corby. O bar aberto e as pequenas delícias do catering duraram até ao fim da entrega de prémios, que dava início à última fase da cerimónia: a after-party, pois claro.

Porque, depois de uma festa, tem de vir outra. E, às tantas, já integrava uma roda de portugueses, que dançavam no meio da pista. O ambiente estava animado, mas mais animado ficou quando, do nada, se ouviu: "Wegue Wegue Wegue". Esperávamos muita coisa, mas um tema dos Buraka Som Sistema não era uma delas. Nem músicas de funk brasileiro, que também as houve.

Entre passos de dança, começaram a entregar caixas de pizza. O êxtase foi notório: o que poderia ser melhor, para terminar uma noite longa em Itália, do que uma pizza? Isso foi o que todos pensámos até a provar. Chega a ser sacrilégio apelidar aquele pedaço grosso de pão com uma fina cobertura de tomate ressequido de "pizza". Relembro: em Itália. Volta, Telepizza. Estás perdoada.

O DJ multifacetado conseguiu agarrar-me até à uma da manhã. Já tinha bebido, já tinha comido e já tinha ido buscar a minha "goodie bag", como chamam aos presentes que dão aos convidados no final do evento. Era tempo de regressar ao hotel para descansar para o voo de regresso do dia seguinte. Uma visita de médico, que, apesar de ter acontecido em tão poucas horas, pareceu uma eternidade com tudo o que aconteceu. Ciao, Milano!

*a MAGG esteve em Milão a convite da About You

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.