Mentir é feio? Talvez. Mas dá milhões. Descobrimos um novo concurso de cultura geral em que o conhecimento dos participantes pouco ou nada importa. É uma espécie de "Joker" ou "Quem Quer Ser Milionário?", com a diferença de que acertar as respostas às perguntas em jogo não é sequer necessário. O segredo? Aldrabar. Mas aldrabar bem, se faz favor.
Falamos de "Bullshit — The Game Show", um programa de cultura geral da Netflix, apresentado por Howie Mandel, que é um autêntico paraíso para os mentirosos deste mundo, que podem levar casa um milhão de dólares (cerca de 983 mil euros) sem acertar uma única pergunta. Já se estreou em abril, mas a questão que se coloca é: como é que ninguém está a falar sobre isto?
A premissa do programa é simples: cada concorrente terá de responder questões aleatórias de cultura geral. Tem tempo para pensar e bloquear a resposta — tal como acontece em programas deste teor — mas, neste formato, é após o bloqueio de uma das quatro opções que o verdadeiro jogo começa.
Se a resposta estiver certa, o participante avança independentemente da opinião dos jurados. Mas, se estiver errada, terá de recorrer às suas melhores ferramentas de persuasão, já que precisa de convencer pelo menos um dos três jurados de que está a dizer a verdade para permanecer na competição.
Assim que o concorrente em jogo bloqueia a resposta, sabe imediatamente se acertou ou não. Mas guarda essa informação para si. Para todos os efeitos, a ideia é que assuma sempre que acertou e saiba explicar aos jurados o que o levou a bloquear aquela opção específica. Se recorre a uma história longa ou a uma teoria curta para o fazer? A escolha é sua. Mas o objetivo é só um: convencer o júri de que sabe do que está a falar.
Depois de cada resposta, os jurados terão de avaliar se a justificação do concorrente é "verdade" ou "bullshit" (treta, em português). Basta que um elemento do painel caia na mentira do concorrente para que este continue em jogo e vá saltando de nível em nível, desde o primeiro patamar, mil dólares, até ao último, 1 milhão de dólares.
E frases como "acabou de ganhar 25 mil dólares sem saber absolutamente nada" surgem mais vezes do que seria de esperar. Até porque cada concorrente tem direito a bloquear dois patamares, sendo que pode bloquear logo o primeiro. Por isso, são raros os casos em que alguém abandona o estúdio de mãos a abanar.
"Para ganhar montes de massa neste jogo não é preciso ser a pessoa mais esperta — só é preciso convencer todos de que se é", avança a sinopse. É o programa ideal para ver a dois, com amigos ou em família, já que também fora do ecrã os espectadores podem entrar em competição e tentar adivinhar se o participante, de facto, sabe (ou não) a resposta. É composto por 10 episódios, com 30 minutos cada.
Alerta, spoiler: neste primeira temporada, há mesmo quem consiga levar para casa o maior valor possível: um milhão de dólares (cerca de 983 mil euros) e são vários os que se aproximam dessa mesma meta.
Veja o trailer.
.