"A Great British Spraycation" (um trocadilho entre a palavra spray e "staycation", o equivalente inglês a "vá para fora cá dentro") foi o nome dado pelo artista britânico Banksy, cuja identidade ainda continua a ser um mistério, à viagem de autocaravana que realizou recentemente pela costa de Inglaterra, na qual se dedicou elaborar várias obras de arte inconfundíveis.

Embarcação financiada por Banksy resgatou 219 migrantes — e pede ajuda urgente
Embarcação financiada por Banksy resgatou 219 migrantes — e pede ajuda urgente
Ver artigo

Um rato sentado numa rede a beber um cocktail, três crianças num barco, um casal a dançar e um homem a tocar acordeão, são algumas das imagens que Banksy deixou pintadas a spray nas ruas de Inglaterra. As obras foram surgindo durante os últimos dias, mas só esta sexta-feira, 13 de agosto, o artista assumiu a sua autoria. A confirmação foi dada através de um vídeo que partilhou na rede social Instagram. 

As primeiras imagens mostram um homem encapuzado, que poderá ou não ser Banksy, a sair de uma caravana. Na mão o homem levava uma geleira de campismo que mais tarde se veio a descobrir que estava carregada de latas de tinta em spray. Além do rato sentado na praia a beber um cocktail, a primeira confirmação, o artista deixou mais nove obras expostas — e todas elas parecem deixar uma mensagem.

Paul Gough, diretor da Arts University Bournemouth, assumiu, em entrevista à BBC News, que a equipa se encontra a analisar os locais na costa de East Anglian onde as obras de Banksy não são deixadas ao acaso.

"Ao contrário de uma etiqueta comum, as suas pinturas são pré-planeadas, preparadas e perfeitamente posicionadas. Banksy também é adepto da reciclagem e de coisas deixadas espalhadas — um pneu de bicicleta, uma pilha de areia — ou, aqui em Oulton Broad, uma folha de metal que funciona como um barco para transmitir um poderoso aviso ambiental, enquanto as crianças salvam o navio do naufrágio", disse Paul Gough.

Percorra a galeria e veja as obras de arte de Banksy e significados interpretados por Paul Gough.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.