“Excesso de Bagagem” é o nome do primeiro espetáculo a solo de comédia de Nuno Duarte, mais conhecido como Jel, e vai passar por mais de 10 cidades por todo o País. Neste espetáculo de stand up comedy, o humorista vai partilhar teorias divertidas, observações sarcásticas sobre a atualidade e histórias de bastidores que atravessam todos os seus mais de 20 anos de carreira.
A digressão começa no dia 27 de setembro em Barcelos. Depois, em outubro, existem cinco espetáculos: no dia 4 em Alcochete, 13 em Espinho, 14 em Peso de Régua e 19 em Faro. No dia 24 de outubro, Jel atua em Lisboa para fechar as primeiras datas. Em novembro, “Excesso de Bagagem” começa no dia 17 em Leiria, dia 18 em Coimbra, dia 29 em Aveiro e dia 30 em Viseu. O Porto recebe o humorista no dia 1 de dezembro, Braga no dia 2 e, por fim, no dia 9 de dezembro dá-se o último espetáculo na Lourinhã.
Nuno Duarte tornou-se conhecido pela sua presença no “Cabaret da Coxa”, na SIC Radical, e rapidamente começou a criar êxitos próprios. O lendário programa “Vai Tudo Abaixo” fez nascer os Homens da Luta, grupo musical que fundou com o irmão, Vasco (Falâncio). O grupo, que foi símbolo de protesto durante os protestos contra a troika, venceu o Festival da Canção em 2011.
Em paralelo, os irmãos tinham uma banda de heavy metal satírico, os Kalashnikov, formada em 2007. Nuno Duarte faz ainda a curadoria do palco comédia do festival NOS Alive e do Sol da Caparica. Em 2019, o comediante criou a personagem Tio Jel, que conta com várias músicas no Youtube, entre as quais o êxito "Sal Grosso".