Abril está à porta e o quarto mês de 2024 é também a altura do ano em que se assinalam os 50 anos da revolução dos cravos. Para antecipar a festa, a Quorum Dance Company apresenta o espectáculo "Voz" em três sessões exclusivas. Nos dias 15, 16 e 17 de março, o trabalho criado por Daniel Cardoso, e que conta com música de Rodrigo Leão, estará em cena no Cineteatro D. João V, na Amadora.
"O espetáculo explora, através da dança, o conceito de liberdade, traduzindo o que significou, o que significa e o que poderá vir a significar no futuro, na vida, na sociedade", pode ler-se em comunicado. A Quorum Dance Company, uma das mais internacionais companhias portuguesas de dança contemporânea de repertório, foi criada em 2005.
"Voz" estará em cena no Cineteatro Dom João V, na Amadora, às 21h00 (15 e 16 de março) e às 16h (17 de março). Os bilhetes custam 15€ e podem ser comprados na Ticketline ou no Cineteatro D. João V, até duas horas antes do início das sessões.
Esta criação insere-se no "Amadora, Cidade de Abril", programação criada pela autarquia para assinalar o 50ª aniversário do fim da ditadura.
A Amadora, cidade que faz fronteira com Lisboa, foi a primeira a ser erguida no pós-25 de abril. As celebrações vão incluir ainda a Exposição 25 de abril de 1974, Quinta-feira de Alfredo Cunha (patente na Galeria Municipal Artur Bual até ao dia 23 de junho), o descerramento de painel de azulejo de baixo-relevo da autoria de Alexandre Farto/ VHILS ‘Honrar quem trabalha’ (a partir de fotografias de Alfredo de Cunha) na fachada do edifício dos Paços do Concelho, a partir de meados de abril), ou a 35.ª edição do prémio José Afonso.